A forma como as marcas comunicam vai continuar a evoluir rapidamente. As marcas integram novas oportunidades de story telling e procuram novas formas de entreter os consumidores, mas também começarão a experimentar o marketing de voz, o que implicará novos desafios na medição dos resultados. Estas são algumas das conclusões da Kantar Millward Brown na sua nova edição das “Previsões Media & Digital 2018”.

A consultora recorda que as histórias serão o ponto de partida. Os profissionais de marketing terão que deixar de aproximar-se ao mundo da perspetiva da execução publicitária, para encontrar novas e inspiradoras formas de contar a história da sua marca através de conteúdo.

O entretenimento gerado pelas marcas ocupará igualmente um lugar central. Mais marcas começarão a usar o formato filme para comunicar as suas mensagens de forma divertida. Além disso, o controlo por voz impulsionará a adoção de dispositivos inteligentes.

Relativamente à segmentação dos públicos-alvo, esta continuará a avançar graças a uma melhor validação das audiências e ao desenvolvimento de novas tecnologias de aprendizagem automática que permitam tomar decisões inteligentes baseadas nos resultados. As plataformas de conteúdo em streaming permitirão às marcas dirigirem-se a “targets” concretos de consumidores.

Em 2018, assistir-se-á também ao crescimento acelerado dos chamados “walled gardens”. O trabalho que estas aplicações fizeram em 2017 para dar mais garantias aos anunciantes e agências de meios sobre a segurança e visibilidade das campanhas ajudá-los-á a aumentar e acelerar a sua quota de mercado. O marketing evoluirá dos algoritmos para a inteligência artificial.

Finalmente, após um ano onde muitas marcas questionaram e reconsideraram o investimento digital, em 2018, apostar-se-á numa visão integrada do mix, incluindo o digital.

DIA e Amazon estudam ampliar serviço de entregas rápidas

Mais de quatro milhões são consumidores de produtos biológicos