in

Comércio mundial continua a crescer a um ritmo lento

Foto Shutterstock

De acordo com o último “Barómetro do Comércio de Mercadorias” da Organização Mundial do Comércio (OMC), o conflito na Ucrânia e os recentes confinamentos relacionados com a pandemia na China parecem estar a travar o comércio global de mercadorias, na primeira metade de 2022.

O valor atual de 99 está ligeiramente abaixo do valor de referência do índice (100), que é composto por indicadores de previsão em tempo real, indicando que o comércio de mercadorias continua a crescer a um ritmo lento.

A última perspetiva reduz o anterior otimismo no barómetro de fevereiro, que sugeria que o comércio poderia ter chegado a um ponto de viragem, nota a OMC, que explica que “a recuperação prevista pode ter sido dificultada pelo conflito na Ucrânia, que começou em finais de fevereiro e levou a aumentos acentuados dos preços dos alimentos e da energia, que tendem a reduzir os rendimentos reais e a amortecer o crescimento económico. A imposição, pela China, de grandes confinamentos para combater um novo surto de Covid-19 perturbou ainda mais o comércio e a produção“.

Assim, o índice poderia ter subido acima da tendência se alguns dos dados subjacentes aos índices dos componentes não tivessem diminuído, em março e abril. Os índices de componentes são suavizados para minimizar a influência de valores extremos, mas isto pode mascarar mudanças súbitas nos últimos meses.

 

Índices de componentes

A maioria dos índices de componentes do barómetro estão próximos ou acima do seu valor de referência de 100. Por exemplo, encomendas de exportação (101,2), produtos automóveis (101,5), carga aérea (99,9), componentes eletrónicos (103,8) e matérias-primas (99,5).

Apenas as remessas de contentores permanecem firmemente abaixo da tendência (95,0).

Em abril, a OMC previu um crescimento de 3% no volume global do comércio de mercadorias em 2022, abaixo dos 4,7% previstos em outubro passado. “A leitura atual do barómetro é amplamente coerente com a projeção de abril, mas as previsões são menos certas, neste momento, e devem ser interpretadas com cautela“, sublinha a organização.

Publicidade

Galp

Galp inaugura a primeira smart store num posto de abastecimento na Europa

Bogani

Marca de café Bogani lança loja online