Coca-Cola Europacific Partners
in

Coca-Cola Europacific Partners instala parque fotovoltaico na fábrica em Azeitão

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) está a dotar a sua fábrica em Azeitão com um parque fotovoltaico, cujo objetivo é melhorar a eficiência e o desempenho energético da unidade industrial, representando uma poupança de 2.750 Mwh que evitará a emissão de 500 toneladas de CO2 por ano.

A primeira fase deste projeto já se encontra concluída, com a instalação de painéis fotovoltaicos numa área de 10.682 metros quadrados, no topo das instalações fabris. Prevê-se que a segunda fase de instalação possa iniciar-se durante o próximo ano, com a ocupação de mais 11 mil metros quadrados.

Segundo Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication & Sustainability da CCEP Portugal, “este é um passo muito importante na estratégia de sustentabilidade, com particular incidência na ação sobre o clima e na redução de emissões de CO2. Desde 2018 que 100% da energia elétrica contratada na fábrica de Azeitão é de origem renovável certificada. Agora, evoluímos para energia solar produzida diretamente pelos painéis fotovoltaicos na nossa fábrica”.

 

Eficiência energética

Com efeito, o modelo integrado de gestão de energia já permitiu alcançar, em Portugal, uma melhoria sustentada na eficiência energética de 33%, desde 2010, e uma redução global de 25,7% na emissão de gases de efeito de estufa, desde 2019.

Em 2021 trocámos toda a nossa frota comercial por veículos híbridos e, nos últimos três anos, investimos cerca de 3,857 milhões de euros em novos equipamentos de frio energeticamente mais eficientes, o que resultou numa redução de 46% neste tipo de equipamentos e uma poupança de cerca de 42 mil Mwh, menos 41%”, adianta Márcio Cruz.

A CCEP continua a avançar no sentido da redução progressiva da sua pegada de carbono até atingir o objetivo de emissões zero, ainda antes de 2040. Está previsto que, em 2030, a redução tenha chegado, pelo menos, a 30% face a 2019.

LOGO_TouchPoint_BOX_Reversed_Green

Promoções: realidade ou miragem?

BPI VR

BPI entra no metaverso e lança primeiro balcão em realidade virtual em Portugal