in

Coca-Cola coloca redução de açúcar na base da sua estratégia para o futuro

Um portfólio com mais opções de bebidas, novos ingredientes e sabores, valores nutricionais com minerais e vitaminas, com menos ou sem açúcar adicionado, embalagens mais pequenas e informações mais detalhadas para o consumidor. A Coca-Cola em Portugal apresenta a sua nova abordagem estratégica para os próximos anos, com o objetivo de se tornar uma companhia de bebidas completa.

Segundo Tiago Santos Lima, diretor de Relações Externas da Coca-Cola Portugal, “a nova abordagem estratégica procura a transformação da Coca-Cola numa companhia de bebidas completa, capaz de oferecer aos consumidores uma alternativa para cada momento e estilo de vida”, reforçando ainda que “é fundamental continuar a expandir e a diversificar a oferta de bebidas em Portugal e no resto do mundo”.

 

Mundo em mudança

Face a um ambiente em constante mudança quanto às preocupações, hábitos de compra e gostos dos consumidores, a Coca-Cola em Portugal dá um passo em frente e assume que tem um papel a desempenhar para se adaptar às necessidades e estilos de vida das novas gerações. O consumidor encontra-se, assim, no centro do negócio da companhia. Por isso, as ações começam “dentro da garrafa” com a composição e variedade de bebidas oferecidas. “Apoiamos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em manter abaixo de 10% a contribuição de calorias provenientes do açúcar adicionado, oferecendo opções com menos açúcar ou sem açúcar adicionado para que o consumidor possa escolher a opção que melhor se adapta a cada ocasião de consumo”, esclarece Rafael Urrialde, diretor de Nutrição e Saúde da Coca-Cola Ibéria.

O responsável recorda que “atualmente, temos 28 referências de produtos sem açúcar adicionado, light ou zero; a estimativa é a de aumentar substancialmente na marca Coca-Cola, em quatro anos, o peso das bebidas sem açúcar adicionado nas vendas totais”.

 

Papel ativo no mercado

Adicionalmente, para marcar pela diferença e desempenhar um papel ativo no mercado, a Coca-Cola promove ações “fora da garrafa”, que se traduzem não apenas em mudanças nas embalagens e na rotulagem, mas também na forma como a companhia comunica. Assim, vai encorajar e continuar a apoiar ações em prol de uma informação nutricional clara em todas as bebidas disponíveis aos consumidores, para que possam tomar decisões de compras informadas e responsáveis. “Estamos a desenvolver a implementar novos esquemas gráficos que permitem ao consumidor identificar mais facilmente o número de porções de cada embalagem”, adianta Tiago Santos Lima.

Nessa linha, defende uma informação nutricional mais clara no sector de alimentos através do código de cores nos rótulos. A companhia juntou-se a outras cinco empresas líderes na indústria de alimentos e bebidas na Europa para implementar um sistema de codificação de cores nos rótulos para uso conjunto na União Europeia.

 

Política de comunicação

A Coca-Cola vai continuar a aplicar rigorosamente a sua política de não comunicar a crianças menores de 12 anos em todo o mundo e incentiva ativamente a indústria de alimentos a fazer publicidade responsável que tenha em conta os horários de inserção publicitária dos seus produtos.

Flama apresenta gama de encastre

Alibaba alcança a sua maior taxa de crescimento