Logótipo do Clube de Produtores Continente, com selo “O melhor de Portugal” e elementos gráficos associados à produção agrícola nacional

Clube de Produtores Continente compra 650 milhões de euros à produção nacional em 2025

Compras equivalem mais de 281 mil toneladas de produtos de origem nacional

O Clube de Produtores Continente (CPC) registou um volume de compras de 650 milhões de euros em 2025, assegurando o escoamento regular de mais de 281 mil toneladas de produtos de origem nacional.

De acordo com dados divulgados, esta atividade permitiu apoiar 366 produtores de norte a sul do país e da Região Autónoma da Madeira.

Com forte peso nos produtos frescos e em áreas estratégicas para o consumo das famílias, a padaria assume a maior representatividade destas compras, com 33%. Seguem-se ps lacticínios, com 29%, categoria que tem registado um crescimento exponencial nos últimos anos. Destacam-se ainda as categorias de talho (23%), charcutaria e queijos (23%) e vinhos e espirituosas (21%).

De acordo com Ondina Afonso, presidente do CPC, “os resultados alcançados em 2025, que superam os de 2024, são motivo de grande orgulho para todos nós e refletem, acima de tudo, a dedicação de uma equipa sólida e comprometida em garantir diariamente os melhores produtos à mesa dos consumidores. Este trabalho é suportado em conhecimento técnico-científico e alinhado com as tendências de consumo, reforçando o papel do CPC como agente ativo no desenvolvimento económico e sustentável do país. É um sucesso coletivo, construído com visão, colaboração e confiança no futuro da produção nacional”.

Inovação, sustentabilidade e desenvolvimento rural

A par do impacto económico, o CPC tem apostado continuamente no conhecimento, na inovação e na sustentabilidade. Em particular, tem desenvolvido iniciativas de formação e capacitação em melhores práticas produtivas, incluindo a agricultura regenerativa. Promove também a biodiversidade e incentiva a utilização de matérias-primas certificadas e de origem sustentável.

Adicionalmente, contribui para a criação de emprego, potencia projetos inovadores e apoia a fixação de população nas zonas rurais.

O Clube de Produtores Continente recorda ainda que estabeleceu uma Declaração para a Sustentabilidade baseada em 11 princípios e alinhada com o 12.º objetivo da ONU, com a estratégia Europeia do Prado ao Prato e com o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Siga-nos em sidebar-1