in

Cibercriminosos aproveitam Dia dos Namorados para atacar consumidores

Registo de domínios relacionados com o Dia dos Namorados aumenta 152% em janeiro

Foto Shuttesrtock

A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point Software Technologies, alerta para o aumento de atividade maliciosa relacionada com o Dia Dos Namorados. Em janeiro, os investigadores assistiram ao aumento de 152% do número de novos domínios relacionados com a temática. Destes, 6% foram considerados maliciosos e 55% suspeitos.

No passado mês, um em cada 371 e-mails maliciosos estavam relacionados com o Dia de São Valentim.

The Million Roses

A CPR encontrou um exemplo de esquema de phishing que procurava enganar os consumidores a propósito desta data festiva. O e-mail de phishing malicioso usava a marca The Million Roses para incitar vítimas a comprar prendas do Dia de São Valentim. O e-mail fraudulento foi enviado de um endereço falsificado. Continha um endereço de uma empresa que era diferente do da marca legítima The Million Roses, o que é um sinal de que provém de uma fonte duvidosa e que o website é falso.

Quem carregasse no link do e-mail teria sido redirecionado para um domínio malicioso que tentava imitar o site The Million Roses. O e-mail tinha como assunto “Ofereça ao seu par de Dia de São Valentim um presente inesquecível.”

 

Roubar informação

Os cibercriminosos estão a ir atrás de compradores, no Dia dos Namorados, intensamente este ano. Observámos o aumento de 152% do número de registos de domínios relacionados com o Dia dos Namorados, em janeiro, com uma quantidade significativa dos mesmos a ser considerada maliciosa ou suspeita. Como sempre, os cibercriminosos procuram tirar proveito da oportunidade. O seu objetivo é incitar os compradores a fazer compras nos seus sites, mas é apenas um esquema para roubar informação pessoal, o que pode levar a diversos problemas para as vítimas. Fraudes de cartão de crédito e roubo de identidade são potenciais exemplos do que os cibercriminosos são capazes de fazer no Dia dos Namorados,” começa por dizer Omer Dembinsky, Data Group Manager at Check Point Software. “Para evitar esta armadilha, recomendo que os consumidores tenham especial atenção aos e-mails de reconfiguração de passwords, desconfiem de propostas que parecem demasiado boas para ser verdade e que fiquem atentos a erros de escrita e gramaticais. Qualquer uma destas ou uma combinação destas é um sinal de alerta e deve relembrar-nos da possibilidade de estarmos perante uma tentativa de ataque de phishing,” termina o responsável.

 

Klarna

Klarna cria parceria internacional com a portuguesa Prozis

Lidl Pragal

Lidl reabre no Pragal com novos serviços