A CHEP e a IFCO anunciam a assinatura de um acordo de três anos com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA). A CHEP e a IFCO são as principais marcas operacionais da Brambles Limited, uma empresa de logística da cadeia de abastecimento, que opera em mais de 60 países. O acordo contempla o financiamento, apoio de voluntários por parte de ambas as empresas, bem como a utilização de paletes CHEP e os contentores plásticos reutilizáveis da IFCO, com o objetivo de prestar assistência às operações de caridade da FEBA em toda a Europa.
“Estamos convencidos de que a luta contra o desperdício alimentar e a pobreza só é possível num quadro de cooperação e criação de parcerias com as partes interessadas. O compromisso de longo prazo anunciado pela CHEP e pela IFCO é um bom exemplo de uma parceria em ação, que proporcionará verdadeiros benefícios aos mais vulneráveis e necessitados, contribuindo para a nossa rede de bancos alimentares maximizar o seu impacto positivo. A partilha de voluntários e a utilização de equipamento e conhecimentos terão um impacto verdadeiramente positivo nas nossas atividades. Além disso, como nossos embaixadores, esperamos que a CHEP e a IFCO consigam influenciar milhares de clientes na Europa, no sentido de ajudar a divulgar e reduzir o desperdício alimentar através de uma colaboração acrescida“, afirmA Isabel Jonet, Presidente da FEBA.
Na Europa, a CHEP já tinha desenvolvido projetos e programas piloto com bancos alimentares, nomeadamente em Itália, Espanha e no Reino Unido. Os bancos alimentares já recorrem a muitos dos produtos da CHEP e consideram que são fundamentais para a eficácia das operações e distribuição de donativos alimentares. No ano passado, a IFCO recebeu um prémio da Federação Alemã de Bancos Alimentares (Bundesverband Deutscher Tafel) pelo seu apoio a bancos alimentares em todo o mundo.
Em parceria com a FEBA, a CHEP, a IFCO e outras empresas acordaram em prestar financiamento e contribuições em géneros, no sentido de ajudar a fornecer milhões de refeições a quase seis milhões de pessoas desfavorecidas, através de 257 bancos alimentares na Europa. A CHEP e a IFCO estabelecerão contactos com clientes da cadeia alimentar em toda a região, com vista à colaboração com os bancos alimentares e à participação em eventos europeus organizados pela FEBA.
À data do acordo foram publicadas as estatísticas da Eurostat relativas a 2015, que revelam que mais de 122 milhões de pessoas, ou quase um quarto da população da União Europeia, correm o risco de pobreza ou exclusão social, ao passo que, ao mesmo tempo, desperdiçamos mais de 100 milhões de toneladas de alimentos por ano, na Europa.