in

Cerveja Quinas reforça investimento estrangeiro

Com a entrada de um investidor russo no seu capital com 23,33%, numa avaliação aproximada de 2 milhões de euros

Cerveja Quinas

O Grupo Domus Capital, detentor da marca Quinas, continua a ser alvo de interesse por parte de investidores internacionais. Com um crescimento de cerca de 30% face ao homólogo, a empresa regista a entrada de um investidor russo no seu capital, com 23,33%, numa avaliação aproximada de dois milhões de euros.

O acordo para a entrada na estrutura acionista foi oficializado no final do mês de março, após a entrada do grupo canadiano Societé D’Investissements Cabral (detida pelo português Emanuel Cabral), com 15%, e do forte crescimento da Quinas com vendas mensais para o SAQ ( Société des Alcools du Québec).

O novo acionista, Konstantin Balitskiy, segundo avança a Lusa, é um empresário que detém uma forte presença no mercado alimentar nos países de leste, na área da comercialização e distribuição de cafés torrados, sendo que a concretização desta operação surge depois de uma negociação da marca Quinas para uma prestigiada cadeia russa na aquisição de cerveja portuguesa e da qual resultou uma aproximação ao investidor, que já tinha fortes ligações a Portugal visto ser um grande importador de café nacional para a Rússia e Ucrânia.

A Domus Capital tem, neste momento, várias operações em curso com grupos de retalho nos países de leste, não só para a comercialização da cerveja Quinas, como também de outras bebidas. O mercado russo, com mais de 140 milhões de habitantes, tem um elevado consumo de álcool per capita, superior em cerca de 20% à média europeia, sendo assim um mercado estratégico para a marca.

 

Reforço da estratégia de crescimento

A nova composição acionista da Domus Capital vem reforçar a sua estratégia de crescimento, inovação e alargamento a novos produtos, refletindo o desempenho do grupo e o respetivo crescimento no segmento das bebidas em Portugal.

Com este novo acordo, as marcas do grupo Domus Capital ganham uma nova capacidade de distribuição e um canal de vendas internacional, sendo este o ponto mais relevante para o aumento de capital da empresa e da entrada de novos parceiros que possam aportar valor e know-how“, avança a marca.

Recorde-se que, apesar da entrada de investidores estrangeiros, o capital da empresa continua a ser maioritariamente português, permanecendo a liderança nas mãos dos fundadores da cerveja Quinas.

O Grupo Domus Capital continua a alargar a sua gama de produtos. Depois da cerveja Quinas, conta agora no seu portfólio com a Pure Aqua, uma água natural gaseificada, e, em breve, será lançada “uma gama de refrigerantes, existente desde 1952, adquirida agora pelo grupo, e que chegará ao mercado muito em breve, entre outras novidades“.

Vila Galé abre mercearia online

Vila Galé abre mercearia online

Herdade Grande Gerações: um vinho com uma mensagem muito especial