in

Carrefour lança campanha de combate ao desperdício alimentar

O retalhista Carrefour lançou uma série de iniciativas de sensibilização na sua batalha para reduzir o desperdício alimentar. O Carrefour junta-se, assim, a um largo grupo de retalhistas que, por toda a Europa, estão a abordar o tema.

O retalhista francês pretende reduzir o seu próprio desperdício em 50% até ao final de 2025. Para além das campanhas de sensibilização e projetos educacionais, as iniciativas previstas pelo Carrefour contemplam a criação de terminais anti desperdício, que oferecem fruta e vegetais em que já expirou a data indicada como “Consumir de preferência antes de” a preços mais baixos. Em Taiwan, o Carrefour abriu um restaurante anti desperdício onde  todos os pratos são preparados com frescos que não foram vendidos pelas lojas e os menus custam cerca de dois euros por pessoa. 

Procurar reduzir o desperdício não é uma questão nova. Um pouco por toda a Europa muitos retalhistas optam hoje em dia por doar produtos alimentares que se encontram perto dos seus prazos de validade a instituições de caridade.

Para além disto, os próprios retalhistas estão ainda a tentar reeducar os consumidores sobre a utilização das sobras que podem muitas vezes servir para criar novas refeições.

Mentos oferece prémios aos seus clientes

Aldi vai abrir o primeiro supermercado em Barcelona