O Carrefour colocou uma etiqueta nos produtos à venda nas suas lojas em França para expor a “shrinkflation” e informar os consumidores.
“Este produto viu seu peso diminuir e o preço cobrado pelo nosso fornecedor aumentar” é o texto colocado nas etiquetas em caso “shrinkflation”. A etiqueta refere ainda que o retalhista está empenhado em renegociar o preço.
122 produtos visados
O CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou a iniciativa na televisão francesa. Segundo a BFMTV, 122 produtos de marcas conhecidas foram visados.
Jean-Philippe André, presidente da federação alimentar francesa ANIA, reagiu à ação do Carrefour caracterizando-a de hipócrita. Segundo o gestor, a “shrinkflation” continua a ser uma prática pouco comum, já que há cerca de 20 mil referências alimentares num supermercado, pelo que a percentagem de produtos visados pelo Carrefour é de 0,2%.
Mas o Carrefour encontrou um aliado no ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, para quem a “shrinkflation” é uma “farsa” e “escandalosa”. O governante está a trabalhar num projeto de lei que, entre outras coisas, obrigará os fabricantes a tornar a redução do conteúdo de uma embalagem “altamente visível”.
Siga-nos no:
