Castellana Properties
in

Castellana Properties quer instalar 1.767 kWp em Portugal e Espanha com Castellana Green

Oiça este artigo aqui:

A Castellana Properties fez uma atualização do seu projeto com a Sunbird Solar. Após a criação da joint venture em janeiro de 2024, as duas empresas concluíram com sucesso a primeira fase, que consistiu na instalação de 1.550,4 quilowatt-pico (kWp) de potência solar em quatro centros comerciais, permitindo alcançar um autoconsumo estimado de 1.995,6 megawatt-hora (MWh) por ano.

A segunda fase do projeto, segundo a Castellana Properties, já está em andamento, nomeadamente com a incorporação de mais 1.767 kWp em ativos nos dois mercados, aumentando o autoconsumo anual em 2.240 MWh. Em Portugal, esta fase será acompanhada da ambição de estender estas instalações fotovoltaicas a alguns dos centros comerciais detidos pela empresa, após a recente aquisição de cinco ativos no país – 8ª Avenida, RioSul, LoureShopping, Alegro Sintra e Forum Madeira – concretizada ao longo dos últimos oito meses.

Com isto a Castellana Green atingirá um total de 3.317 kWp instalados, consolidando o objetivo de liderar a transição sustentável no sector do retalho e contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO₂ e para a eficiência energética da carteira de ativos da Castellana Properties.

Para Jorge Orondo, senior energy & utilities manager da Castellana Properties, “concluir a primeira fase do Castellana Green representa um passo decisivo no nosso compromisso de transformar a indústria do retalho com uma visão sustentável e de futuro. Este projeto demonstra a nossa capacidade de implementar soluções inovadoras e escaláveis, capazes de impactar diretamente a redução das emissões e o consumo energético da nossa carteira de ativos. Este progresso reforça o nosso compromisso com os mais altos padrões ESG, promove o autoconsumo energético renovável e permite-nos oferecer um valor tangível aos operadores, proprietários e à sociedade em geral”.

 

Certificação BREEAM

A empresa referiu ainda ter renovado a certificação BREEAM dos seus centros comerciais em Portugal e Espanha, obtendo a classificação  de Excelente tanto para os edifícios como para a sua gestão sustentável. Em causa os centros comerciais em Espanha – Los Arcos, Bahía Sur, Puerta Europa, El Faro, Habaneras e Vallsur – e em Portugal – 8ª Avenida, LoureShopping e RioSul. Estão atualmente em processo de renovação os centros Bonaire, Forum Madeira, ambos recentemente adquiridos, e Alegro Sintra, em joint venture com a Ceetrus.

Para os próximos anos, a Castellana Properties estabeleceu uma nova agenda ambiental com foco no desempenho energético, alterações climáticas, gestão de recursos naturais e bem-estar. Além disso, 2025 marca o início da nova fase da estratégia ESG da marca, que se estenderá até 2030, reforçando o seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade.

Siga-nos no:

Google News logo

comércio online

Mercado online de eletrónica de consumo na Europa atingiu 112 mil milhões de euros em 2024

Kroger lojas

Kroger vai encerrar cerca de 60 lojas no próximo ano e meio