Oiça este artigo aqui:
A Castellana Properties fez uma atualização do seu projeto com a Sunbird Solar. Após a criação da joint venture em janeiro de 2024, as duas empresas concluíram com sucesso a primeira fase, que consistiu na instalação de 1.550,4 quilowatt-pico (kWp) de potência solar em quatro centros comerciais, permitindo alcançar um autoconsumo estimado de 1.995,6 megawatt-hora (MWh) por ano.
A segunda fase do projeto, segundo a Castellana Properties, já está em andamento, nomeadamente com a incorporação de mais 1.767 kWp em ativos nos dois mercados, aumentando o autoconsumo anual em 2.240 MWh. Em Portugal, esta fase será acompanhada da ambição de estender estas instalações fotovoltaicas a alguns dos centros comerciais detidos pela empresa, após a recente aquisição de cinco ativos no país – 8ª Avenida, RioSul, LoureShopping, Alegro Sintra e Forum Madeira – concretizada ao longo dos últimos oito meses.
Com isto a Castellana Green atingirá um total de 3.317 kWp instalados, consolidando o objetivo de liderar a transição sustentável no sector do retalho e contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO₂ e para a eficiência energética da carteira de ativos da Castellana Properties.
Para Jorge Orondo, senior energy & utilities manager da Castellana Properties, “concluir a primeira fase do Castellana Green representa um passo decisivo no nosso compromisso de transformar a indústria do retalho com uma visão sustentável e de futuro. Este projeto demonstra a nossa capacidade de implementar soluções inovadoras e escaláveis, capazes de impactar diretamente a redução das emissões e o consumo energético da nossa carteira de ativos. Este progresso reforça o nosso compromisso com os mais altos padrões ESG, promove o autoconsumo energético renovável e permite-nos oferecer um valor tangível aos operadores, proprietários e à sociedade em geral”.
Certificação BREEAM
A empresa referiu ainda ter renovado a certificação BREEAM dos seus centros comerciais em Portugal e Espanha, obtendo a classificação de Excelente tanto para os edifícios como para a sua gestão sustentável. Em causa os centros comerciais em Espanha – Los Arcos, Bahía Sur, Puerta Europa, El Faro, Habaneras e Vallsur – e em Portugal – 8ª Avenida, LoureShopping e RioSul. Estão atualmente em processo de renovação os centros Bonaire, Forum Madeira, ambos recentemente adquiridos, e Alegro Sintra, em joint venture com a Ceetrus.
Para os próximos anos, a Castellana Properties estabeleceu uma nova agenda ambiental com foco no desempenho energético, alterações climáticas, gestão de recursos naturais e bem-estar. Além disso, 2025 marca o início da nova fase da estratégia ESG da marca, que se estenderá até 2030, reforçando o seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade.