in

Mercado online de eletrónica de consumo na Europa atingiu 112 mil milhões de euros em 2024

Crescimento de 24% coloca sector como segundo maior no e-commerce europeu

Imagem Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

O mercado europeu de eletrónica de consumo online atingiu um valor recorde de 112 mil milhões de euros, em 2024, registando um crescimento de 24% em relação a 2023 (quando valeu 90 mil milhões de euros).

Esta expansão supera já as estimativas para 2025, que apontavam para 107 mil milhões, indica o estudo “Top 100 Consumer Electronics Retail Europe”, elaborado pela Cross-Border Commerce Europe.

A eletrónica de consumo conta agora com 13% da quota do total das vendas online, uma subida significativa face aos 11% de 2023, posicionando-se como o segundo maior sector no comércio eletrónico, logo a seguir à moda, que representa 15,5%.

O forte crescimento é resultado das novas preferências dos consumidores, que valorizam a variedade de produtos, a conveniência do online, beneficiando de entregas rápidas, comparações de preços e avaliações de utilizadores, e promoções especiais e eventos sazonais, como Black Friday e Cyber Week, que continuam a captar a atenção e o poder de compra.

 

Mercado global atinge 215mil milhões de euros

Somando os canais físico e digital, o mercado total de eletrónica de consumo na Europa ascendeu a 215 mil milhões de euros em 2024. A previsão aponta para que atinja 220 mil milhões até ao final de 2025, com as vendas online a ultrapassarem metade (estimadas em 117 mil milhões de euros).

Não obstante, e apesar do dinamismo, o sector enfrenta desafios logísticos importantes: a “última milha” exige soluções mais rápidas e eficientes e a gestão de devoluções é crucial numa categoria com elevada taxa de retorno. Nesse sentido os grandes operadores europeus, marketplaces e retalhistas com presença omnicanal estão a apostar em dark stores, hubs urbanos e automação para aumentar a eficiência.

 

Eletrónica usada e recondicionada em expansão

Os 100 maiores retalhistas de eletrónica de consumo com operações transfronteiriças alcançaram 47 mil milhões de euros em vendas, o que representa 42% do total do mercado online. Esta fatia deverá aumentar para 47% (cerca de 55 mil milhões de euros) até 2026, ilustrando o crescimento do comércio digital transfronteiriço na Europa.

Por sua vez, o segmento de produtos eletrónicos usados e recondicionados gerou 11,5 mil milhões de euros nas vendas online europeias, representando uma quota de 10% do mercado, com previsão de atingir 13 mil milhões em 2026. Este crescimento realça a preferência crescente por soluções sustentáveis e económicas.

O crescimento acelerado do e-commerce neste sector destaca a cada vez maior confiança dos consumidores em compras online, especialmente em categorias tecnologicamente complexas. A rápida digitalização dos retalhistas está a transformar completamente o panorama de consumo. No entanto, operacionalizar esta evolução requer logística eficiente e adaptada a produtos volumosos e de valor elevado, plataformas seguras que garantam a confiança dos consumidores e integração omnicanal para proporcionar uma experiência fluida entre físico e digital.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Porto Ferreira edição especial

Porto Ferreira lança nova edição especial Azulejos de Portugal

Castellana Properties

Castellana Properties quer instalar 1.767 kWp em Portugal e Espanha com Castellana Green