in ,

Cabaz com IVA zero desce 8,41 euros em três semanas

iva zero

Oiça este artigo aqui:

A 10 de maio, o cabaz de 41 alimentos com IVA zero monitorizado pela DECO PROTESTE custava menos 8,41 euros do que custava a 17 de abril, véspera da implementação da medida. No entanto, há cinco produtos que estão agora mais caros do que antes da isenção de IVA: iogurte líquido, brócolos, atum em posta em óleo vegetal, maçã gala e azeite.

A 10 de maio, o cabaz custava 130,36 euros, menos 6,06% face aos preços dos mesmos produtos na véspera da implementação da medida. Entre os produtos cujo preço mais desceu, desde que o IVA zero está em vigor, destacam-se o carapau, cuja descida foi de cerca de um euro por quilo (menos 20%), a curgete, que viu o seu preço cair 39 cêntimos por quilo (menos 19%), o óleo alimentar, que a 10 de maio custava menos 50 cêntimos do que antes da isenção de IVA (menos 16%), a alface, que a 10 de maio custava menos 32 cêntimos do que a 17 de abril (menos 14%), e o tomate, cujo preço a desceu 37 cêntimos por quilo (menos 12%).

 

Produtos mais caros

Mas, apesar da grande maioria dos produtos com IVA zero ter registado descidas de preço, há produtos que até estão mais caros do que antes: o iogurte líquido subiu 34 cêntimos (mais 17%), os brócolos aumentaram 31 cêntimos por quilo (mais 13%), o atum em posta em óleo vegetal teve um acréscimo de oito cêntimos (mais 6%), a maçã gala subiu cinco cêntimos por quilo (mais 3%) e a massa em espirais encareceu dois cêntimos (mais 1%).

Brócolos, maçã gala e azeite aumentaram mais de 5% só numa semana. Os brócolos aumentaram 13% de uma semana para a outra e custavam, a 10 de maio, 2,71 euros por quilo, mais 32 cêntimos face à semana anterior. Na maçã gala, a subida foi de 6%, com esta fruta a custar agora 2,03 euros por quilo, ou seja, mais 12 cêntimos por quilo. Já no azeite virgem extra a subida foi de 5%, para 7,03 euros, ou seja, mais 36 cêntimos em comparação com a semana anterior.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Pacojet

Grupo SEB anuncia aquisição da Pacojet

Alimentaria

Alimentaria 2024 reforça posição no canal Horeca e indústria da carne