in

C&A lança campanha para consciencializar sobre a importância da prevenção do cancro da mama

No âmbito do Dia Mundial da luta contra o Cancro da Mama, que se assinala no dia 19 de outubro, a C&A lança The Reminder Bra, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e consciencializar quanto à importância da autoexploração na prevenção da doença.

Aproximadamente 20% dos casos de cancro da mama são detetados durante a exploração física prévia à mamografia, segundo a organização Breastcancer.org. No entanto, de acordo com o estudo “Mulher com patologia mamária: Que fatores se associam à prática da autoexploração?”, 48% das mulheres reconhecem nunca a ter praticado.

The Reminder Bra é um projeto piloto, que será levado a cabo entre os dias 18 e 20 de outubro, e que convida todas as pessoas que comprem qualquer sutiã nas lojas da C&A em Espanha e Portugal a facilitar os seus dados pessoais de forma a receberem um SMS, sem qualquer custo, uma vez por mês, no qual será lembrada a importância da autoexploração. No 12.o mês receberão outra mensagem, mas desta vez a recordar da necessidade de realizarem uma revisão anual com um especialista, já que o autoexame nunca deve substituir a visita ao médico. “Para a C&A, é muito importante apoiar e promover iniciativas que lutem contra o cancro. Nesta ocasião, queremos mostrar o nosso pequeno contributo para a consciencialização da importância da autoexploração na deteção do cancro da mama. A campanha The Reminder Bra expressa que não queremos apenas demonstrar o nosso compromisso com as mulheres durante um só dia, mas de mantê-lo durante os 365 dias do ano”, afirma Domingos Esteves, diretor geral da C&A Ibéria. “Há muitas mulheres que não sabem que devemos realizar a autoexploração todos os meses e, mesmo quando tomam essa consciência, é um ato que cai muito facilmente no esquecimento. É por isso que queríamos ser a primeira marca de moda a acentuar a importância da autoexploração mensal e divulgá-la, para que nenhuma mulher se esqueça disto e para que possa contar com mais um método para prevenir o cancro da mama”, acrescenta Leticia Pérez de Camino, gestora de Marketing e Comunicação na C&A.

Ricardo Cubedo, oncologista do MD Anderson Cancer Center, que também interveio como assessor durante o desenvolvimento do The Reminder Bra, refere que “a autoexploração mensal pode ajudar a diagnosticar o cancro de mama precocemente e ajudar a salvar vidas. Dois entre cada 10 diagnósticos são detetados entre mamografias anuais, porque a mulher detetou um inchaço ou irregularidade e é por isso que continua a ser muito importante a autoexploração mamária mensal”.

Após os 25 anos, cada mulher deve iniciar uma autoexploração mais consistente, realizando-a sete dias depois da menstruação. Este processo assenta em cinco passos simples: colocar-se diante do espelho, levantar os braços e observar os dois peitos para detetar qualquer eventual anomalia; pressionar suavemente com a ponta dos dedos em movimentos circulares para detetar papos; com a ponta dos dedos, examinar a axila em busca de protuberâncias na pele; pressionar os mamilos de forma suave e repetir os passos anteriores no outro peito; deitando-se com uma almofada debaixo do ombro e com o cotovelo levantado, examinar a mama direita com o braço esquerdo e repetir o processo para a outra mama.

Estudo inédito em Portugal comprova impacto da redução do consumo de sal na saúde

Guloso lança novas variedades de produtos derivados de tomate