in

Bruxelas vai financiar com 186 milhões euros projetos que promovam alimentos sustentáveis

Foto Shutterstock

A Comissão Europeia vai atribuir 185,9 milhões de euros, em 2023, para financiar projetos e atividades que promovam produtos agroalimentares sustentáveis de alta qualidade na União Europeia, que cumpram objetivos como a melhoria do bem-estar animal, a promoção do consumo de frutas e legumes frescos e dietas saudáveis.

Os montantes disponíveis para as campanhas selecionadas estão quase igualmente divididos entre a promoção no mercado interno e em países terceiros.

Fora da União Europeia, os países e regiões com elevado potencial de crescimento foram identificados como principais alvos de promoção, lista que inclui a China, o Japão, a Coreia do Sul, Singapura, a América do Norte, a Nova Zelândia e a Austrália.

Por seu turno, o Reino Unido continua a ser um dos principais mercados de exportação de produtos agroalimentares na União Europeia, absorvendo 25% das exportações dos Estados-membros.

 

Categorias

As campanhas selecionadas informarão os consumidores sobre os vários sistemas e rótulos comunitários de qualidade, tais como indicações geográficas protegidas ou produtos biológicos, categoria que beneficiará de um financiamento até 28 milhões de euros para estimular a sua procura.

Por sua vez, 36 milhões de euros apoiarão a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e benéficas para o clima, o ambiente e o bem-estar animal e o consumo de produtos agroalimentares produzidos de forma sustentável.

Para incentivar dietas mais saudáveis e equilibradas, serão alocados mais de 19 milhões de euros à promoção de frutas e produtos hortícolas frescos, para ajudar o sector a enfrentar os desafios persistentes, como a diminuição do consumo e das exportações e a fraca posição negocial face aos grandes retalhistas e transformadores.

Greenwashing

França penaliza o greenwashing

Cockorico

Pernod Ricard compra Cockorico