in

Brambles e Global FoodBanking Network associam-se para minorar a fome mundial

A Brambles, uma empresa que oferece soluções de logística através das marcas CHEP e IFCO, assinou um contrato de três anos com a Global FoodBanking Network (GFN), uma organização internacional sem fins lucrativos.

Através desta parceria, a Brambles vai fornecer o seu know-how das cadeias de abastecimento, contribuições em espécie, voluntários e donativos para ajudar a financiar as operações da GFN para reduzir a fome, a pobreza, a subnutrição e o desperdício de alimentos a nível mundial.

Este contrato surge na altura em que a Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) informa que o valor dos alimentos perdidos ou desperdiçados anualmente a nível mundial, cerca de um terço dos alimentos produzidos ou 1,3 mil milhões de toneladas, corresponde a cerca de 680 mil milhões de dólares americanos nos países industrializados e a 310 mil milhões de dólares americanos nos países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome todos os dias.

No ano passado, os bancos alimentares da rede da GFN distribuíram 421.840 toneladas métricas de alimentos a 6,8 milhões de pessoas carenciadas em parceria com 27 mil instituições de caridade e centros sociais. A rede da GFN é composta por 792 bancos alimentares presentes em 32 países. “A Brambles está fortemente empenhada em fornecer valor sustentável nas comunidades onde intervém. Os bancos alimentares são um excelente exemplo disso. A nossa relação com a GFN assenta no nosso compromisso multianual de colaborar com os nossos clientes para apoiar bancos alimentares a nível mundial. Além disso, os esforços envidados pela Brambles para expandir tanto a capacidade como as possibilidades da GFN de resolver o problema da fome é uma parte importante da nossa abordagem abrangente para lidar com a segurança alimentar. Estamos empenhados em reduzir a perda de alimentos pós-colheita, melhorar a capacidade dos pequenos agricultores a terem acesso a embalagens modernas que protejam a integridade do produto e melhorem a segurança alimentar. Quer seja através de colaboração com bancos alimentares individuais, a GFN, o Fórum The Consumer Goods ou o Enactus, os nossos colaboradores estão empenhados em melhorar o acesso a alimentos e oportunidades económicas e em melhorar a sustentabilidade do nosso meio ambiente“, comenta Tom Gorman, CEO da Brambles.

“Fome Zero” é a segunda meta dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A perda e o desperdício de alimentos são reconhecidos por organizações como o Banco Mundial, a FAO  e o Fórum Consumo (CGF) como desafios no sentido de reduzir a fome, proteger o ambiente e aumentar as oportunidades económicas.

Publicidade

Garland amplia centro logístico para responder aos desafios do e-commerce

Expert Portugal inicia comercialização da Samsung Serif TV