A chegada do final do ano vem acompanhada de um período de reflexão, um momento para rever os hábitos e momentos que marcaram os 12 meses que passaram. Para esta retrospetiva, a Bolt olhou para os dados mais interessantes e curiosos, que revelam como os portugueses usaram os seus serviços em 2024.
No segmento de “ride-hailing”, os conhecidos TVDE, 2024 ficou marcado pela expansão da Bolt para o Porto Santo. No que toca ao dia e hora mais populares para utilização do serviço, sexta-feira e 17 horas destacam-se, respetivamente, no hábito dos consumidores.
Quanto ao ponto de partida preferido, destaque para o Parque P2 do Aeroporto de Lisboa; quer isto dizer que os portugueses usaram com maior frequência o TVDE da Bolt para regressar a casa depois de um voo.
A categoria Bolt continuou a ser a mais utilizada, enquanto as categorias Green e Bolt Pet ultrapassaram as 430 mil e 140 mil viagens realizadas, respetivamente. Um cliente recordista destacou-se ao realizar 1.583 viagens, enquanto a viagem mais longa registada este ano atingiu 146,79 quilómetros.
Entregas e micromobilidade
Já na Bolt Food, o ano de 2024 ficou também marcado por várias expansões, tanto de norte a sul como às ilhas. Este foi o ano em que o serviço de entrega de comida da plataforma estoniana chegou à Madeira.
O hambúrguer destacou-se como o prato mais encomendado no país. O dia e horário preferidos para realizar encomendas refletem a conveniência do serviço: a sexta-feira e as 20 horas.
O pedido mais caro do ano na aplicação, ao nível global, foi registado em Portugal, totalizando 1.800 euros. Em termos de volume, o maior pedido do ano englobou 296 itens. Mas o prémio de cliente mais fiel vai para o utilizador que ao longo do ano realizou 509 pedidos no total.
Quanto à categoria Bolt Market, o produto mais famoso de 2024 manteve-se a banana (1 kg). Os domingos às 20 horas foram o horário preferido para as entregas, espelho das compras de fim-de-semana, e houve um cliente que fez 487 pedidos através do serviço de mercearias em casa da Bolt. O maior pedido feito incluiu 138 itens e o mais caro atingiu 475 euros.
Na área de micromobilidade, as trotinetas verdes da Bolt continuaram a fazer parte do quotidiano dos portugueses. As viagens ocorreram principalmente às 18 horas, com uma distância média de 1,68 quilómetros, salientando a utilidade destes meios de transporte para viagens de curta duração. O cliente recordista usou as trotinetas 1.586 vezes, enquanto a viagem mais longa de bicicleta elétrica foi registada em Lisboa, com 37,4 quilómetros.
Bolt
A Bolt começou a operar em Portugal em 2018. Atualmente, o seu serviço TVDE já cobre virtualmente todo o território continental.
No que toca à micromobilidade – trotinetes e bicicletas elétricas –, já está presente em 16 cidades a nível nacional. Outros produtos incluem ainda a Bolt Food, atualmente presente nas Grandes Lisboa e Porto, Braga e Coimbra, e a Bolt Market, um serviço de entrega de mercearias em 15 minutos, em Lisboa.