in

Boicote mexicano ao retalho norte-americano

Após o decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para construir um muro na fronteira entre o seu país e o vizinho México, e ainda a sugestão de impôr uma taxa de imposto de 20% às exportações, os mexicanos não escondem o seu descontentamento para com os retalhistas norte-americanos.

Este mesmo descontentamento levou ao lançamento de uma campanha nas redes sociais com a utilização da hashtag #AdiosStarbucks, que apela aos mexicanos para não consumirem produtos ligados aos Estados Unidos e assim boicotar insígnias como Walmart, Costco, Kroger, Home Depot, entre outras.

As ações da Walmart Stores e da Kroger Co caíram 1%. Já a Whole Foods Market caiu 2,8% desde as declarações de Donald Trump em impor uma nova taxa entre o comércio dos dois países.

A marca mexicana de cerveja Corona, uma das cervejas mais bebidas pelos norte-americanos, optou por responder diretamente ao presidente norte-americano. Uma vez que Donald Trump afirmou nestas declarações “America first”, e que ao longo da sua campanha utilizou o slogan “Make America Great Again”, a Corona decidiu responder com a simples frase “America es grande”. Através da hashtag #Desfronterizate, a Corona está a promover nas redes sociais a ideia de que “a América é o continente que toca os dois polos, somos o umbigo do mundo mas também os seus pulmões”, evitando entrar em polémicas com o novo presidente.

Veja aqui a campanha da Corona:

Diageo vai investir 25 milhões de euros em novo whiskey irlandês premium

Happen assina novas embalagens Mokambo