Topshop
Foto MichielTon/Shutterstock
in

Bestseller compra a Topshop à Asos

A Asos vendeu uma participação maioritária na marca Topshop à Heartland, empresa controlada pela família dinamarquesa Holch Povlsen, proprietária do grupo de moda Bestseller.

A Asos está a formar uma joint-venture com a Heartland, que pagará 135 milhões de libras (159 milhões de euros) por uma participação de 75% nas marcas Topshop e Topman, que a empresa britânica adquiriu em 2021 do negócio de retalho insolvente do Grupo Arcadia.

O gigante do comércio eletrónico, que controla ainda 25% da Topshop, continuará a distribuir a marca através da sua plataforma, bem como a deter determinados direitos de design e distribuição das duas marcas.

A Asos prevê que a transação tenha um impacto negativo entre 10 milhões e 20 milhões de libras (11,8 milhões de euros e 23,7 milhões de euros), até ao ano fiscal de 2025. As restantes previsões para o final do ano manter-se-ão inalteradas.

 

Vendas caem 18,2%

A Asos encerrou os primeiros seis meses do ano com vendas 18,2% inferiores em relação ao ano anterior. A plataforma alcançou um volume de negócios de 1,506 mil milhões de libras (1,758 mil milhões de euros) e um EBITDA negativo de 16,3 milhões de libras (19,03 milhões de euros), em comparação com um saldo positivo de 4,6 milhões de libras (5,4 milhões de euros) no ano anterior.

Em relação ao resto do ano, a Asos confirmou que espera uma nova queda nas vendas, de 5% a 15%, mas também alcançar novamente um EBITDA ajustado positivo.  Até 2025, perspetiva aumentar ainda mais as receitas e fazer regressar a sua margem EBITDA aos níveis anteriores à pandemia, continuar a reduzir o inventário e reduzir as despesas de capital para 2% a 4% das vendas.

 

Bestseller

A Bestseller é um dos principais grupos de moda da Europa. Com 17 mil colaboradores (mais 50 mil na China), terminou o exercício financeiro de 2023 com um volume de negócios de 37.013 milhões de coroas dinamarquesas (4.962 milhões de euros), um aumento de 5%.

O lucro líquido da empresa ascendeu a 3.913 milhões de coroas dinamarquesas (525 milhões de euros) no último exercício, uma diminuição de 24%. A margem bruta foi de 17,097 mil milhões de coroas dinamarquesas (2,3 milhões de euros), mais 2,5%.

Atualmente, a Bestseller opera as marcas Jack&Jones, Mamalicious, Name It, Noisy May, Object Collectors Item, Only, Only & Sons, Pieces, Selected, Vero Moda, Vila Clothes, Y.A.S. e JJ Rebel. O grupo conta com uma rede de 2.700 lojas em 32 mercados, a que acresce a presença no canal multimarca, com um total de 17 mil clientes grossistas.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Vinhos vindima 2024

Vinhos Verdes, vinhos do Douro e do Porto e ASAE reforçam cooperação para a vindima 2024

Lidl Cáritas

Lidl e Cáritas juntos em campanha de angariação de material escolar