Lean & Green
in

Bel e Stef associam-se à GS1 Portugal numa aposta na sustentabilidade

O Grupo STEF e a Bel Portugal anunciam a adesão ao projeto Lean & Green da GS1 Portugal, numa ótica de parceria colaborativa, considerando que só faria sentido uma adesão conjunta a este programa de certificação das iniciativas de autorregulação com vista à redução das emissões de dióxido de carbono decorrentes da respetiva operação logística.

Esta é a primeira parceria colaborativa a aderir, nestes termos, ao projeto de sustentabilidade da GS1 Portugal. Para João de Castro Guimarães, diretor executivo da organização, “a singularidade desta candidatura prende-se com o facto de duas empresas considerarem que só faz sentido avançarem em conjunto, porque a operação logística se faz numa lógica colaborativa, de parceria”.

“Trata-se de um exemplo lapidar da assunção de corresponsabilidade coletiva e sentido de compromisso, fundamentais à real adoção do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação Meta Climática 2030, que prevê reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, colocando a Europa numa trajetória que deverá conduzir à neutralidade carbónica até 2050. É com sentido verdadeiro sentido de missão que tudo faremos para mobilizar a comunidade empresarial portuguesa para estes objetivos, nomeadamente, com projetos como o programa Lean & Green”.

 

Grupo STEF

O Grupo STEF, presente em 7 países europeus e contando com 19.000 colaboradores, presta serviços de logística e transporte sob temperatura controlada, atuando como o elo de ligação entre a indústria alimentar e o consumo. Presente em Portugal desde 1995, tem vindo a promover, conscientemente, a construção de um futuro mais sustentável e saudável para as gerações futuras, assente na adoção de soluções ecologicamente responsáveis e de tecnologias alternativas que reduzam a pegada de carbono.

Na STEF as nossas preocupações ambientais têm tido expressão visível em iniciativas adotadas ao nível da frota, da produção energética e dos equipamentos, mas pretendemos continuar a evoluir e a apresentar soluções cada vez mais sustentáveis, mantendo uma dimensão económica positiva, sem colocar em causa os recursos naturais. A adesão ao programa Lean & Green é um sinal claro do nosso compromisso com a redução do impacto ambiental, com a nossa vontade de integrar uma comunidade consciente, cujo foco é a procura de soluções sustentáveis e colaborativas e, naturalmente, acompanhar os nossos clientes nos seus próprios desafios ambientais trabalhando conjuntamente para a sustentabilidade da cadeia alimentar”, explica Fabrice Carré, diretor geral da STEF Portugal.

 

Bel Portugal

Já a Bel Portugal, empresa especializada em soluções de refeição lácteas e de fruta, com a missão de disponibilizar produtos saudáveis e responsáveis para todos, detentora de várias marcas líderes que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses, como Terra Nostra, Limiano, A Vaca que ri, Babybel e GoGosqueeZ, tem uma forte presença local, sendo ativa do ponto de vista social e ambiental.

A nossa estratégia está assente numa forte política de sustentabilidade que se foca em 5 grandes áreas: agricultura sustentável, alimentação saudável, embalagens responsáveis, luta contra as alterações climáticas e acessibilidade. Em 10 anos, graças aos esforços das nossas equipas, já reduzimos em 59% as emissões de gases com efeito de estufa nas nossas operações. Em 2025, o nosso objetivo é tornar todas as nossas operações neutras em carbono”.

“Assim, para a Bel Portugal, faz todo o sentido aderir ao Lean & Green, uma vez que este programa está diretamente relacionado com os nossos compromissos e objetivos de sustentabilidade, em toda a cadeia de distribuição, do prado ao prato. É uma oportunidade que a Bel tem para, de uma forma estruturada e colaborativa, desafiar os modelos de gestão logística vigentes, encontrar novas formas de trabalhar, ganhar eficiências e contribuir para uma mudança positiva no sector”, afirma Tayeb Mouhcine, Diretor Geral da Bel para o cluster da Europa do Sul.

 

Lean & Green

O Lean & Green é o único projeto de certificação de empresas e organizações empenhadas, com planos concretos, verificáveis e auditáveis, na redução de emissões de CO2 nas respetivas operações logísticas, ao longo de toda a cadeia de valor.

Esta iniciativa europeia foi lançada em Portugal no final de 2019 pela GS1 Portugal e tem como objetivo final acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por cada patamar alcançado as empresas são premiadas com uma estrela, num total de 5.

Carlsberg

Mercado chinês catalisa vendas da Carlsberg

OneBlade

Philips produziu 100 milhões de lâminas OneBlade