in

BASF e Henkel apostam nas matérias-primas renováveis nos produtos de consumo da Henkel

Henkel

A BASF e a Henkel unem forças e comprometem-se a substituir as matérias-primas fósseis por renováveis, na maioria dos produtos na Europa de Laundry & Home Care e Beauty Care, nos próximos quatro anos.

Esta parceria surge na sequência de um projeto-piloto bem-sucedido com a marca de detergentes e limpeza Love Nature, em 2021. Através da cooperação das duas empresas, as 110 mil toneladas de matérias-primas fósseis serão substituídas por renováveis, utilizando a abordagem de equilíbrio de biomassa certificada da BASF.

Como resultado, a Henkel reduzirá a sua pegada de carbono e alcançará, com as suas marcas principais, uma redução de cerca de 200 mil  toneladas de emissões de CO² no total. “Estamos muito satisfeitos em cooperar com a BASF e aumentar significativamente a participação de biomassa na nossa cadeia de valor, na qual milhões de pessoas, em todo o mundo, utilizam os nossos produtos, todos os dias”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Para promover um planeta regenerativo, devemos transformar o nosso modelo de negócio a nível ambiental. Na Henkel, tentamos melhorar diariamente os nossos processos e produtos e é por isso que queremos apostar na utilização de matérias-primas renováveis e utilizar os recursos de forma eficiente, para viver num mundo neutro em carbono. Integrar a abordagem de equilíbrio de biomassa da BASF na nossa cadeia de abastecimento é um marco que nos aproxima um pouco mais do futuro sustentável em que queremos viver”.

 

Henkel

 

BASF

A substituição de matérias-primas fósseis é possível através da abordagem de equilíbrio de biomassa da BASF: são usados recursos renováveis nas primeiras etapas de produção química. A quantidade de matéria-prima de base biológica é, então, alocada a produtos específicos através do método certificado.

Estou muito orgulhoso que a Henkel reconheça os esforços que a BASF está a fazer para fornecer produtos com uma pegada de carbono reduzida”, refere Martin Brudermüller, presidente do Conselho de Administração da BASF. “Estamos também muito felizes em apoiar uma empresa tão inovadora e pioneira a disponibilizar aos seus consumidores soluções mais sustentáveis a uma escala global. Este projeto destaca o compromisso das nossas empresas na criação de um futuro sustentável”.

A BASF estabeleceu uma cadeia fechada de custódia, desde a matéria-prima renovável que utiliza até ao produto final. A TÜV Nord, um organismo de certificação independente, apoia a implementação prática e confirma, de acordo com o esquema de certificação REDCert2, que a BASF substitui as quantidades necessárias de recursos fósseis para o produto de biomassa equilibrada por matérias-primas renováveis.

EuroCommerce

EuroCommerce pede apoio ao sector retalhista face à subida dos preços da energia

Inflação global

Inflação na zona euro bate novo recorde em março