in

Banco Mundial diz que guerra na Ucrânia pode desencadear recessão global

Foto Shutterstock

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, acredita que a guerra na Ucrânia, e o seu impacto nos preços dos produtos alimentares e energéticos, bem como na disponibilidade de fertilizantes, poderão desencadear uma recessão global.

Num evento organizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos da América, David Malpass disse que a economia alemã, a quarta maior do mundo, já abrandou substancialmente devido ao aumento dos preços da energia e que a redução da produção de fertilizantes poderá agravar as condições noutros locais. “Quando olhamos para o PIB global, é difícil agora ver como evitamos uma recessão”.

De acordo com o gestor, as economias da Ucrânia e da Rússia deverão assistir a uma contração significativa, enquanto a Europa, a China e os Estados Unidos estão a assistir a um crescimento mais lento.

 

Países em desenvolvimento duramente atingidos

Os países em desenvolvimento estão a ser ainda mais atingidos, devido à escassez de fertilizantes, reservas alimentares e de fornecimento de energia. “A ideia dos preços da energia duplicarem é suficiente para desencadear uma recessão por si só“, indicou.

Na China, o abrandamento relativamente acentuado do crescimento deve-se à pandemia de Covid-19, à inflação e à crise imobiliária pré-existente que o país enfrentava.

O Banco Mundial já tinha cortado, no mês passado, a sua previsão de crescimento global para 2022 em quase um ponto percentual, de 4,1% para 3,2%, devido aos impactos da invasão russa da Ucrânia.

Publicidade

Auchan

Auchan não tem planos de alterar a sua estratégia na Rússia

Johnson's

Johnson’s lança formato refill para os seus champôs