A Aviludo, parte do Grupo METRO AG, reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação ao lançar uma frota de camiões refrigerados 100% elétricos, em parceria com Addvolt, Maxus e Frigicoll Portugal.
Esta iniciativa, pioneira no sector de logística de alimentos, foi implementada nas entregas em Lisboa.
A Aviludo introduziu dois camiões Maxus 100% elétricos, de 7,5 toneladas, equipados com sistemas de refrigeração da Frigicoll e alimentados pela inovadora Addvolt Power Unit. Este sistema permite à Aviludo manter a cadeia de frio sem recurso a combustíveis fósseis, promovendo uma operação de refrigeração contínua e ecológica.
A Power Unit da Addvolt utiliza a bateria dos camiões elétricos para alimentar a unidade de refrigeração, assegurando a preservação das mercadorias sensíveis à temperatura durante todo o transporte. Para otimizar o consumo, os camiões podem ser ligados à rede elétrica quando estacionados, garantindo que a refrigeração opera sem interrupções e com a máxima eficiência.
Cada camião opera em modo de refrigeração por cerca de sete horas diárias, ainda mantendo 30% de autonomia ao final do dia, garantindo eficiência operacional sem interrupções. Os benefícios deste sistema já são visíveis, nomeadamente, menor emissão de CO₂ – esta inovação permitiu a redução de 1125 kg de CO₂ mensais – e operação com menor ruído sonoro, especificamente nos centros urbanos.
Com o acompanhamento em tempo real através da plataforma My Addvolt, a Aviludo consegue monitorizar o consumo de energia, os níveis de bateria e a performance dos veículos, o que facilita uma gestão de frota eficiente e sustentável, e permite a otimização das rotas e a redução de custos.