in

Auchan Retail Portugal distribui 13 milhões de euros pelos seus colaboradores

A Auchan Retail Portugal efetuou a distribuição de resultados 2016 pelos seus colaboradores no montante de 13 milhões de euros, o que equivale a uma média de mais dois salários para cada colaborador.

Nos últimos 10 anos, a distribuição de resultados pelos colaboradores portugueses foi de 87 milhões de euros, além das remunerações base, subsídio de refeição e outras remunerações legais específicas desta atividade (domingos, feriados, noturnos, horas suplementares).

Além do valor distribuído, na Assembleia-geral da ValPortugal, realizada no dia 29 de março com a presença de 1.000 colaboradores e transmitida em direto para todos os hipermercados, foi comunicada a valorização de 10% do fundo de ações ValPortugal. É através deste fundo que 98% dos colaboradores são acionistas da Auchan Holding e da Auchan Portugal. Este é um instrumento que constitui uma fonte de poupança para as famílias dos colaboradores, alimentada quer pela subscrição voluntária dos mesmos, quer pela oferta de ações da empresa. Atualmente, através deste fundo, os colaboradores são detentores de cerca de 10% da empresa, com um total de poupança de 35 milhões de euros.

Jorge Filipe, diretor de recursos humanos, afirma que “ a gestão participativa das equipas é um valor concretizado na Auchan em todo o mundo através destas práticas e é um eixo de progresso garantido para todas as empresas que querem a retenção, envolvimento e reconhecimento dos seus colaboradores, nomeadamente os mais novos. Se eu for accionista da empresa e receber informação regular e proveitos do resultado do meu trabalho, que melhor forma tenho eu de me envolver?”…

Além desta política de reconhecimento e partilha de resultados, a Auchan assegura um conjunto de benefícios aos colaboradores. Independentemente da categoria, todos os colaboradores usufruem de um plano de saúde completo que se estende a toda a família, além do apoio prestado pela Fundação Pão de Açúcar-Auchan a todos aqueles que necessitam, em áreas tão diferenciadas como a ação social, apoio económico e apoio educativo.

Na Auchan Retail Portugal, 90% dos mais de 8.000 colaboradores têm contratos de trabalho efetivos.A Auchan Portugal Hipermercados é certificada com a norma SA8000 de responsabilidade social desde 2006. É atualmente a única empresa a nível mundial do retalho alimentar em hipermercados com esta certificação. “A adesão voluntária a esta norma resulta da exigência de melhoria contínua e acompanhamento permanente do desempenho da organização no âmbito dos direitos humanos, direitos sociais e laborais, assim como do bem-estar e segurança dos colaboradores. Este acompanhamento é realizado a partir de um sistema de gestão, que inclui auditorias internas às lojas e auditorias semestrais da entidade certificadora, neste caso a SGS Portugal“.

Publicidade

PacSis ativa Pierre Fabre no ponto de venda

IKEA apresenta novo conceito na loja de Loulé