in

ASAE apreende cerca de 31 toneladas de produtos alimentares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Sul, procedeu, no âmbito de uma ação de fiscalização direcionada para a verificação do cumprimento das condições de armazenagem de produtos alimentares, à suspensão da atividade de dois estabelecimentos com entrepostagem frigorífica, no concelho de Faro.

A ação foi levada a efeito em dois estabelecimentos de venda por grosso, cuja atividade consiste na armazenagem de produtos alimentares de origem animal com necessidade de temperatura controlada – produtos cárneos – kebab –, sem possuírem a obrigatória autorização de Número de Controlo Veterinário (NCV), atribuída após realização de vistoria e aprovação das condições estruturais, técnico-funcionais e higio-sanitárias dos estabelecimentos. Num dos estabelecimentos, foi ainda detetada a inexistência de autorização relativamente ao licenciamento por parte da respetiva autarquia.

Como resultado da ação, foram instaurados dois processos de contraordenação por colocação no mercado de produtos de origem animal por estabelecimentos não registados ou não aprovados pela autoridade competente e determinada a suspensão das respetivas atividades, designadamente à suspensão da utilização das câmaras de armazenagem de produtos alimentares de origem animal congelados existentes.

Foram ainda apreendidos 30.919 quilogramas de produtos de origem animal congelados (rolos de carne kebab) no valor aproximado de 90.110 euros.

Publicidade

Guylian elimina óleo de palma de todos os chocolates até 2019

Instagram expande funções de compras