in

As apps mais descarregadas em 2017 pelos portugueses

Um estudo realizado pela PhonePlace verificou que as aplicações têm cada vez mais interação com os seus utilizadores, o que permite a otimização de tempo e recursos. Além disso, o estudo apurou as 10 aplicações mais descarregadas pelos portugueses em 2017.

Em décimo lugar, a MBWay. Esta aplicação permite a todos os seus utilizadores transferir dinheiro instantaneamente sem qualquer comissão associada (atualmente), gerar cartões MBNet virtuais, efetuar compras e levantamentos sem recorrer ao seu cartão de Multibanco, bastando inserir um código que é gerado pela aplicação e válido por 30 minutos.

A app do OLX foi a nona mais descarregada. Fornece uma solução simples onde é grátis anunciar e é também uma forma mais fácil de comprar e vender todo o tipo de artigos que já não se usa. Trata-se de uma aplicação intuitiva e que permite categorizar qualquer artigo. Esta aplicação conta com mais de três milhões de anúncios.

Em oitavo lugar, o SnapChat, que permite ao utilizador partilhar fotografias, vídeos e texto com todos os seus amigos e ainda divulgar por um período de 24 horas na sua história. Com os novos filtros, o SnapChat conseguiu recuperar várias posições na tabela.

O Spotify , em sétimo, permite pesquisar e ouvir qualquer música em qualquer smartphone ou tablet e ainda criar “playlists” a fim de partilhar com os amigos. Esta aplicação está disponível em duas versões: grátis (com anúncios publicitários) e premium (sem anúncios publicitários e com a possibilidade de ouvir offline).

Apesar de todos os constrangimentos que a Uber teve em Portugal, a mesma conseguiu classificar-se no top 10 de aplicações descarregadas, precisamente em sexto lugar. De forma simples, cómoda e rápida, esta aplicação permite a qualquer utilizador viajar de carro, seja de dia ou de noite, permitindo ainda que o pagamento seja efetuado por cartão de crédito ou em dinheiro.

O Google Maps, em quinto, dispõe de mapas abrangentes e precisos de 220 países, permite a navegação GPS orientada por voz, estado do trânsito, informações detalhadas sobre locais e ainda imagens em modo Street View, que permite também visualizar espaços comerciais como se se estivesse no seu interior.

O Youtube, em quarto lugar, permite encontrar rapidamente os vídeos de que mais se gosta e ainda partilhá-los com os amigos. A grande desvantagem deve-se ao facto de não se conseguir ouvir música com o ecrã desligado, daí o Spotify constar já no top 10 de aplicações descarregadas em Portugal.

Em terceiro lugar, o Whatsapp , que permite enviar mensagens e ligar aosamigos, familiares, colegas, tudo de forma gratuita. 

Em segundo, o Instagram, que  já é utilizado por mais de 800 milhões de utilizadores e permite publicar e partilhar fotografias e vídeos com todos os utilizadores da aplicação ou apenas com aqueles que aceitem seguir o utilizador. A presença de empresas nesta rede social é cada vez mais notória, o que não acontecia há algum tempo, permitindo assim a divulgação e interação com os clientes e atingindo o público-alvo através da localização da publicação e do uso de hashtags.

Por fim, em primeiro lugar está o Facebook e o Facebook Messenger. Ambas foram consideradas em primeiro lugar,porque se tratam de aplicações bilaterais, ou seja, interagem uma com a outra. O Facebook permite manter o contacto com amigos ou família, partilhar conteúdo, jogar, entre outras funções. Já o Facebook Messenger permite enviar mensagens particulares, criar conversas de grupo, fazer chamadas, enviar conteúdo para visualizar no Facebook, entre outras funcionalidades.

Serviços são a chave para o futuro do comércio

O consumo em 2018