in

Amazon aumenta lucros em 4.000%

Foto Shutterstock

As reorganizações e poupanças do ano passado estão a dar frutos para a Amazon, que no quarto trimestre de 2023, aumentou as suas vendas em 14% e os lucros em 4.000%.

Em 2022 e 2023, a Amazon reduziu significativamente os custos, através de medidas como a redução de 27 mil postos de trabalho e o encerramento de várias lojas físicas. Os frutos dessas decisões foram colhidos no final de 2023, com a gigante do e-commerce a reportar um desempenho melhor do que o esperado.

Assim, as vendas aumentaram 14% para os 170 mil milhões de dólares (150 mil milhões de euros). No final do ano, incluindo na Black Friday, as vendas atingiram um novo recorde.

Já os o lucro líquido subiu 40 vezes, passando de 278 milhões de dólares para 10,6 mil milhões de dólares (quase 10 mil milhões de euros).

 

Investimento em IA

No conjunto do ano, as vendas da Amazon cresceram 12% para os 574,85 mil milhões de dólares e os lucros atingiram os 28 mil milhões, valor que compara com as perdas de 2,7 mil milhões de dólares registadas em 2022.

No trimestre atual, a Amazon conta que a receita cresça entre 8% e 13%. Brian Olsavsky, CFO da empresa, diz que esta se mantém cautelosa quanto a novos investimentos, mas que o esforço de eficiência dos anos anteriores terminou. Como tal, a Amazon quer começar a investir em novos projetos, nomeadamente, ao nível da inteligência artificial.

Siga-nos no:

Google News logo

reparação

Fabricantes passam a ser obrigados a reparar equipamentos mesmo fora da garantia

Transmissão de evento desportivo

Anunciantes enfrentam desafio de cenário de media mais fragmentado, em ano de muitos eventos desportivos