in

Aldi prepara expansão para Itália

O discounter alemão Aldi criou uma companhia de bens imobiliários para preparar a expansão para Itália, começando com a sua primeira loja em Trento.

Apesar de estar presente em mais de 15 países em três continentes, com uma rede de lojas de mais de 10 mil lojas, a Aldi não está presente em Itália, uma das maiores economias da Europa. 

A Aldi Immobiliare, com sede em Bolzano, vai encarregar-se de todas as lojas italianas da Aldi, quer se trate de um local comprado ou alugado. A primeira loja deve abrir em Trento e a empresa reservou 200 milhões de euros para abrir novos pontos de venda e operar o seu centro de distribuição em Verona.

A expansão italiana será um desafio, porque concorrentes como Lidl (com mais de 600 lojas), Eurospin e Md já estão a ocupar o mercado italiano de discount. Além disso, os índices de consumo italiano caíram em 2016, tornando ainda mais difícil entrar neste mercado. No entanto, a Aldi tem como foco  cidades com pelo menos 30 mil habitantes, elevando o potencial da rede para cerca de 520 lojas.

Apesar das condições de mercado difíceis, a Aldi tem tido sucesso no Reino Unido e vai investir outros 300 milhões neste mercado, enquanto também acaba de lançar uma loja web na China, numa tentativa de ganhar uma posição nesse enorme mercado.

Publicidade

Publicidade

O papel das marcas na criação de riqueza económica em debate

Worten doa 130 mil euros à Fundação do Gil