in

Aldi continua aposta em produtos certificados sustentáveis e na proteção climática

ALDI

O Grupo Aldi Nord assume, no lançamento do seu Relatório Intercalar 2022, que o seu foco se mantém em três principais áreas de atuação: a proteção climática, os direitos humanos e a sustentabilidade ambiental.

Em Portugal, o Aldi tem, sobretudo, trabalhado no sentido de expandir a sua oferta de produtos certificados sustentáveis e apostado na proteção climática, no âmbito da sua adesão ao Roteiro para a Descarbonização do Sector.

No âmbito deste último, as principais metas destacadas agora são o aumento da produção de energia verde em 35%, através da instalação de painéis fotovoltaicos nas lojas e centro de distribuição da Moita: foram instalados 12 sistemas fotovoltaicos adicionais e a potência instalada foi aumentada em 50%, ou seja, a área de telhados com painéis fotovoltaicos praticamente duplicou.

Relativamente ao aumento da oferta de produtos certificados sustentáveis, foi cumprida a meta de oferecer 100% dos seus artigos de pescada certificados, até ao final de 2022. Estes juntam-se, assim, à gama dos artigos de bacalhau de marca própria, que já são todos certificados MSC.

Por sua vez, o número de artigos vegetarianos e vegan rotulados com V-Label (alimentar) ou Vegan Flower (não alimentar) aumentou significativamente, de 114 para 164 produtos. Atualmente, mais de 90% dos artigos de algodão (vestuário e têxteis do lar) vendidos contém algodão sustentável certificado.

 

Progressos no Grupo Aldi Nord

Também em 2022, o grupo de empresas Aldi Nord fez progressos significativos no cumprimento dos objetivos para as embalagens dos seus produtos: 67% das embalagens de artigos de marca própria do grupo já é reciclável e, desde 2020, conseguiu poupar mais de 83 mil toneladas de material de embalagem, reduzindo-o ou eliminando-o na totalidade.

Enquanto grupo, tem também vindo a realizar progressos significativos na redução da sua pegada de carbono: reduziu em 23% as suas emissões (em comparação com 2020), através de várias medidas, como, por exemplo, o aumento da utilização de energias renováveis, a otimização das operações logísticas e a implementação de medidas de eficiência energética nas lojas e centros de distribuição.

Estamos empenhados em ser cada vez mais sustentáveis, para que também os nossos clientes possam fazer escolhas cada vez mais responsáveis”, afirma Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director do Aldi Portugal. “Enquanto retalhistas, temos, por um lado, uma grande influência sobre os bens que se encontram disponíveis para os consumidores e sabemos que a nossa operação é responsável por uma quantidade significativa de emissões de gases com efeito de estufa, a montante e a jusante, o que nos confere uma responsabilidade acrescida. Por outro lado, vemos a oportunidade de utilizar igualmente a nossa posição e proximidade junto do consumidor para o informar sobre a importância destes temas e sensibilizar também para a ação e responsabilidade individual de cada um”, acrescenta.

A versão completa do Relatório Intercalar 2022 está disponível online.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

Glovo

Glovo lança edição exclusiva e limitada de mini mochilas para o verão

Pingo Doce

Pingo Doce lança novos gelados para refrescar o verão