in

AEP vai apurar grau de maturidade das PME nacionais

AEP

O EcoEconomy 4.0, projeto criado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, lançou ferramentas de autodiagnóstico para a descarbonização/transição energética e economia circular, de modo a apurar qual o grau de maturidade das PME nacionais nestas áreas.

Com estas ferramentas, a AEP pretende capitalizar o conhecimento já existente, adicionar novos dados da realidade intervencionada, estruturar a informação e criar planos de ação concretos para as PME.

Na prática, através do preenchimento das ferramentas, as empresas podem descarregar um relatório que apresenta resultados e recomendações direcionadas, obtendo uma avaliação por tema e uma avaliação global da sua situação.

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “o EcoEconomy 4.0 contribui de uma forma ativa para ajudar as PME a conseguirem alcançar uma transição justa e inclusiva, condição necessária para o sucesso, e para apurarmos qual o grau de maturidade das empresas nacionais nestas áreas. Se os planos nacionais de recuperação e resiliência vão dedicar cerca de 37% dos gastos a investimentos e reformas que apoiam os objetivos climáticos, o EcoEconomy 4.0 vem ajudar a potenciar o cumprimento das metas ambientais, mostrando às PME a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa”.

 

EcoEconomy 4.0

O projeto EcoEconomy 4.0 foi lançado pela AEP em abril de 2021 e atua junto das PME em áreas como a descarbonização/transição energética, a economia circular e as tecnologias digitais da Indústria 4.0.

O objetivo do projeto é mobilizar as PME, por forma a potenciar o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias, mostrando-lhes a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa.

Durante o primeiro ano, o EcoEconomy 4.0 envolveu mais de 400 empresas e os impactos das atividades levadas a cabo já se fazem sentir no tecido empresarial, tornando-o mais sustentável e competitivo.

O projeto EcoEconomy 4.0 é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

ASAE

ASAE fiscaliza produtos biológicos

Decathlon

Decathlon fecha lojas norte-americanas