A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai estar, entre os dias 23 e 29 de junho, a acompanhar uma missão empresarial do sector agroalimentar à Geórgia e à Arménia.
No programa da missão estão previstas reuniões, já agendadas com parceiros locais com o perfil definido por cada empresa portuguesa participante, em Tbilisi, centro administrativo e industrial da Geórgia, e em Yerevan, a capital e a maior cidade da Arménia.
“É o feedback positivo das empresas que participaram nas anteriores missões que leva a AEP a continuar a promover ações de internacionalização nos Estados do Cáucaso do Sul, sendo esta a quarta missão empresarial da AEP à Geórgia e a terceira à Arménia. São mercados muito interessantes, que servem de ligação entre o ocidente e o oriente”, recorda o presidente do conselho de administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
Com a entrada em vigor, em 2015, da União Económica Euro-Asiática, a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético, a Arménia é considerada uma importante plataforma para mercados com milhões de habitantes.
Após anos de reformas, a Geórgia é um dos melhores mercados para fazer negócios. O país tem regras claras e segurança jurídica, o que tem atraído muitos investimentos externos, sendo expectável que o acordo de livre comércio com a União Europeia aumente a sua integração comercial.
Em 2023, a Arménia apresentou um crescimento económico de 8,7% e a Geórgia de 7%. O consumo per capita também tem crescido em ambos os mercados. No último ano, as importações da Arménia e da Geórgia contabilizaram um aumento de 40,2% e de 14%, respetivamente.
Existe potencial de cooperação entre a Arménia, a Geórgia e Portugal em áreas como a indústria automóvel, a construção, tecnologias de informação e comunicações, o turismo, atividades de investigação e desenvolvimento, bem como tecnologias ambientais para a gestão de resíduos, a produção de energia renovável ou a indústria de processamento de alimentos, entre outras.
São países importadores de produtos como materiais de construção, máquinas para a agricultura e outras máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, peças de reposição para carros, pneus e produtos de cuidado automóvel, produtos químicos e farmacêuticos, estufas e alimentos para animais, eletrodomésticos, vestuário e calçado, plásticos, produtos químicos domésticos, produtos de alumínio, papel e cartão, fibras químicas, adubos, madeira, sabonetes e detergentes, ladrilhos cerâmicos, sal, têxteis-lar, artigos em pele, gorduras e óleos, carne, lacticínios, conservas, chocolate, entre outros.