A AEP – Associação Empresarial de Portugal está na Letónia e na Estónia a acompanhar a terceira missão empresarial multissectorial a dois países que funcionam como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente o ucraniano e os nórdicos.
A missão empresarial da AEP, que decorre entre 17 e 23 de março, pretende aproveitar a proximidade geográfica entre Riga, capital da Letónia, principal centro económico e um dos maiores centros financeiros dos Estados Bálticos, e Tallinn, capital e maior cidade da Estónia, localizada no golfo da Finlândia, para estabelecer contactos, através de reuniões previamente agendadas, com entidades e empresas locais.
“Com esta missão, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que estes países proporcionam, fazendo assim uma prospeção de mercado e identificando parceiros de negócio. Esta é a terceira missão empresarial da AEP a estes dois países bálticos. A primeira foi em 2017”, recorda o presidente do conselho de administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
Potencial de mercado
A Letónia e a Estónia gozam de uma excelente posição geográfica, no cruzamento das principais rotas comerciais do Mediterrâneo do norte, na extremidade ocidental da Eurásia e no coração do norte da União Europeia. Segundo o The Heritage Foundation, Index of Economic Freedom, em 2023, a Estónia fez parte do top 10 (sexto lugar), à frente dos Países Baixos, da Dinamarca e da Suécia, ocupando a Letónia o 11.º lugar.
Entre 2018 e 2022, verificou-se um crescimento médio anual das exportações portuguesas para a Letónia de 26,2% e para a Estónia de 28%.
A estrutura das expedições portuguesas com destino à Letónia e à Estónia tem demonstrado uma assinalável diversificação, graças sobretudo aos produtos dos grupos das máquinas e aparelhos, matérias têxteis, pastas celulósicas, papel e cartão, veículos e outro material de transporte que, de valores negligenciáveis no passado, se constituíram como os principais produtos vendidos para estes mercados.
O crescente poder de compra tem impulsionado o consumo de produtos de moda, habitat (mobiliário e iluminação segmento premium), alimentação, com destaque para produtos como o óleo, azeite, azeitonas, mariscos, carne suína, doces, frutas e legumes, vinhos e produtos gourmet, entre outros.
Outras áreas com potencial de cooperação entre a Letónia, a Estónia e Portugal são o turismo, as tecnologias de informação e comunicações, as atividades de investigação e desenvolvimento, bem como a produção de energia renovável, valorização de resíduos ou a indústria de processamento de alimentos.