Hugo Marçal, diretor geral Sendit
in

“A nossa experiência permite-nos criar soluções criativas e exclusivas para segmentos de negócios diferentes”

Com mais de 400 milhões de SMS enviados por ano, a quadra natalícia representa 20% desses envios para a Sendit. Número expressivo que se justifica pelo facto de o retalho ser uma das mais ativas categorias de mercado que aderem aos serviços desta empresa. Que continua a acrescentar novos serviços e ferramentas ao seu portfólio e que já olha para o ano que se avizinha, onde reforçará a sua capacidade operacional. O presente e futuro da empresa especializada em comunicação e marketing digital, pela voz do diretor geral, Hugo Marçal.

 

Grande Consumo – Quais são as soluções mais ativas para comunicar as campanhas de Natal? As mesmas mudam mediante o produto a comunicar ou o “target” a que se dirige?

Hugo MarçalAtualmente, existem muitas formas e canais para comunicar com os consumidores. E, numa época em que há tanto “ruído”, o importante é que as empresas optem pelos meios mais eficazes e mais seguros, o que acredito que é o caso do SMS, e que lhes deem o maior retorno possível.

Foi a pensar nestas necessidades que lançámos recentemente o SEND2ENGAGE, dirigido às mais diversas áreas de negócio e que permite às marcas atingirem um público-alvo segmentado e interessado nos seus produtos/serviços. Este novo produto dá acesso a mais de 1,5 milhões de contactos, cumprindo com a legislação de proteção de dados.

 

GC – Mais um Natal que se aproxima. Esta quadra festiva pode ser potenciada com os serviços da Sendit? Qual a importância da mesma para a faturação da empresa?

HM Esta quadra festiva é caracterizada por um aumento do consumo, um pouco por todos os sectores no mercado. Do nosso lado, de facto, esta é uma época muito importante para os nossos resultados. Só para dar noção da dimensão, a Sendit envia por ano mais de 400 milhões de SMS para aproximadamente quatro mil clientes, dos quais cerca de 20% acontece nesta quadra natalícia.

 

GC – O SMS Marketing é uma das ferramentas mais antigas no âmbito da comunicação e marketing digital. Continua ainda a ser uma solução eficaz?

HMSem dúvida. Como referido anteriormente, neste momento, já é possível fazer campanhas de SMS para um público alvo totalmente segmentado. Por outro lado, a taxa de abertura nas campanhas de SMS Marketing ronda os 98%, estimando-se que 97% dos SMS são lidos nos primeiros três minutos após a entrega. Mas há outras vantagens, como a rapidez na entrega, o envio de mensagens curtas e objetivas, uma comunicação segura e, não menos importante, a personalização de mensagens.

Quando se trata de notificações, promoções ou informações com grande relevância para o cliente, o SMS Marketing revela-se a escolha ideal, já que este é o meio de comunicação mais seguro, prático, instantâneo e personalizado que existe.

 

GC – Existe a possibilidade de se combinar diferentes soluções numa única campanha?

HMSim, qualquer campanha pode ser desenhada à medida das necessidades do cliente. Tudo vai depender do público com que o cliente quer contactar e o tipo de produto, mensagem ou serviço que quer divulgar.

 

GC – Estas ferramentas de marketing e comunicação digital continuam a ser eficazes num mundo onde o “ruído” prolifera e os canais de comunicação são cada vez mais ambiciosos? Como é que a Sendit se diferencia nesse contexto?

HMA nossa experiência em várias áreas da comunicação, combinada com know-how tecnológico e uma equipa multidisciplinar, permite-nos criar soluções criativas e exclusivas para segmentos de negócios diferentes. Não só prestamos um serviço, como nos posicionamos também como parceiros dos nossos clientes na comunicação digital, proporcionando experiências mobile memoráveis. E, por isso, conseguimos criar soluções à medida para qualquer área de negócio. Creio que, em parte, esta é a chave do nosso sucesso.

O E-mail Marketing e o SMS Marketing devem integrar qualquer plano de marketing. Cada um destes meios de comunicação tem a sua relevância, desde que utilizado de forma assertiva.

Os meios de comunicação evoluíram e hoje pretende-se ter tudo instantâneo, o que levou a que tenhamos diversificado o nosso portfólio com comunicação por SMS, E-mail, Push Notifications, Chamadas por Voz, entre outras. Tudo isto pensado de forma a criar valor aos nossos clientes para que consigam alcançar os resultados esperados.

 

GC – Qual foi a campanha mais exigente ou ambiciosa que já desenvolveram?

HMA nossa missão é fornecer as melhores soluções para mobilizar negócios, serviços e processos que ajudem a aumentar as vendas dos nossos clientes, a gerar mais envolvimento com o seu “target” e a aumentar a produtividade. Creio que temos sido bem-sucedidos, tanto com startups, como com algumas das maiores empresas nacionais.

Muitos têm sido os desafios que os nossos clientes nos têm lançado, mas há um que, sem dúvida, podemos considerar como o mais complexo, mas ao mesmo tempo como o mais apaixonante pelo sucesso que agora verificamos. Tudo começou quando nos endereçaram um pedido com um caderno de requisitos exigente, abrangendo vários desafios: as plataformas do cliente tinham de “falar” com as nossas – desde CRM, sistemas de Scoring, Activity, entre outros – e, com base na informação recebida/trocada, deveriam ser originados vários tipos de processos, entre eles comunicação e processamento de informação/dados para apresentação de resultados e tomadas de decisão.

Resumidamente, a comunicação do cliente passou a ser automatizada através de dois meios de comunicação, SMS e E-mail Marketing, podendo ser de carácter massivo ou transacional. Todas as comunicações são agora bidirecionais, ou seja, as plataformas estão preparadas para enviar SMS e e-mails, mas também para receber respostas dos seus utilizadores, despoletando processos internos (como, por exemplo, a confirmação de condições contratuais). Tudo passou a ser dinâmico e totalmente personalizado, com fluxos e métricas de controlo. Os resultados são extremamente positivos. Desde a implementação deste conjunto de serviços, o cliente otimizou muitos processos, tendo agora acesso a um conjunto de informação detalhada, relatórios em tempo real, uma plataforma de alta performance e capacidade de comunicação personalizada e totalmente alinhada com os desafios atuais do marketing e da comunicação. O sucesso e a satisfação do nosso cliente é algo que nos motiva para inovar e manter uma evolução constante.

 

GC – Qual é o sector que mais recorre aos vossos serviços?

HM Com o público-alvo nas PME e no mercado corporate B2C e B2B, disponibilizamos soluções para vários sectores de atividade, com destaque para a banca, os seguros e os prestadores de serviços de saúde, mas também retalho, educação e transportes, dando apoio digital na comunicação, promoção da marca e na vertente transacional mais crítica do negócio. No entanto, nesta altura do ano, claramente que o sector do retalho é um dos principais “consumidores” das nossas soluções.

 

GC – Vão introduzir algum novo serviço no decorrer de 2020?

HMO consumidor tem mudado bastante a sua forma de atuar e, por isso mesmo, as empresas precisam cada vez mais de parceiros e não “somente” de prestadores de serviços. É aqui que nos enquadramos e posicionamos. Todas as nossas soluções são pensadas com base no que isso trará de valor para os nossos clientes. Nesse sentido, no próximo ano, teremos grande novidades. Estamos a trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades, que, à semelhança dos produtos que temos lançado, cumprirão todas as exigências de segurança, robustez, fiabilidade e, acima de tudo, disponibilidade e alta performance.

Os canais tradicionais de SMS, E-mail, Push Notification e Voz continuarão a ser a base do nosso portfólio de soluções, mas brevemente vamos incorporar tecnologias emergentes como o WhatsApp Business e RCS (Rich Communication Service). Queremos continuar a crescer de forma sustentada e lançar soluções inovadoras no mercado.

 

GC – Como está a decorrer a aposta no mercado espanhol?

HMChegámos ao mercado espanhol há poucos meses, onde já temos uma equipa local. Estamos muito satisfeitos por começarmos a prestar os nossos serviços em Espanha. Trata-se de um mercado exigente e desafiador. Investimos porque acreditamos no mercado espanhol, na capacidade que todas as nossas soluções e, mais concretamente, a nossa plataforma uSendit, têm para dinamizar as estratégias de comunicação neste mercado.

 

GC – O que seria um bom fecho de ano para a Sendit?

HMNesta altura, já podemos afirmar que vamos fechar o ano de forma muito positiva. O ano de 2019 foi desafiante, principalmente derivado à componente da internacionalização. Em 2020, queremos consolidar a presença no mercado português e continuar a nossa expansão internacional, onde já temos presença local em Espanha e Moçambique.

faturação eletrónica

Fatura eletrónica será obrigatória nas transações B2B em 2020

Zone Soft integra sistema de gestão hoteleira Mews no ZS Rest