Um estudo realizado pela Too Good To Go revela que cerca de 66% dos portugueses planeiam manter ou aumentar os gastos com a Páscoa, sendo que o valor médio despendido na refeição varia entre 30 e 60 euros por pessoa.
Ao mesmo tempo, 70% afirmam celebrar a data com compra de chocolates, reforçando o peso desta tradição no orçamento familiar.
Um cenário que contrasta com a perceção generalizada de desperdício: 80% dos inquiridos admitem que a Páscoa pode contribuir para o aumento do desperdício alimentar. Entre os produtos com maior potencial de desperdício destacam-se precisamente os mais típicos desta época, como chocolates e doces, seguidos pelos pratos principais.
Compra-se a mais, cozinha-se em excesso
A falta de planeamento é a principal causa do desperdício alimentar nesta altura do ano: comprar mais comida do que o necessário e cozinhar em excesso. Outra razão são as compras por impulso.
No entanto, os dados também mostram sinais positivos. Muitos portugueses já adotam boas práticas: por exemplo, 59% afirmam que guardam as sobras para consumir nos dias seguintes, 19% congelam-nas para consumir mais tarde e 9% reutilizam-nas para criar novas receitas.
“A realidade mostra-nos que os portugueses estão cada vez mais conscientes do desperdício alimentar, mas ainda existe um caminho importante a percorrer na mudança de comportamentos. Numa altura em que o custo de vida continua a aumentar, na Too Good To Go disponibilizamos uma solução que ajuda a poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, a evitar que alimentos em perfeitas condições sejam desperdiçados”, afirma Tiago Figueiredo, interim country director da Too Good To Go em Portugal.
A marca dá dicas para ajudar a prolongar a vida dos alimentos. Por exemplo, no caso dos chocolates, um dos protagonistas desta época, o armazenamento em locais frescos, secos e ao abrigo da luz é essencial. Mesmo quando apresentam alterações visuais, como uma ligeira película esbranquiçada, continuam frequentemente aptos para consumo, desde que bem conservados. Também é sempre possível transformar as sobras em novas receitas, como bolachas com pepitas de chocolate, muffins ou até chocolate quente.








