cabaz alimentar

Preço do cabaz alimentar baixa ligeiramente pela primeira vez desde o início do ano

Apesar da descida semanal, preços continuam muito acima dos níveis de 2022, segundo a DECO PROteste

O cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste custa esta semana 249,02 euros, o que representa uma ligeira descida de 2,48 euros face à semana anterior, quando atingiu os 251,49 euros, o valor mais elevado desde que a organização de defesa do consumidor iniciou esta análise, em 2022.

Há um ano, para comprar o mesmo cabaz composto por 63 produtos, os consumidores gastavam menos 10,23 euros (menos 4,28%). Já há quatro anos era possível comprar exatamente os mesmos produtos por menos 61,32 euros (menos 33,67%).

Na última semana, entre 21 e 28 de janeiro, os produtos cujo preço mais aumentou percentualmente foram a curgete (17%), o atum posta em azeite (6%) e a bolacha Maria (6%). Comparando com o mesmo período do ano passado, a maior subida percentual de preço verificou-se em produtos como o robalo (34%, o que equivale a 9,60 euros o quilograma), os ovos (32%, situando-se nos 2,12 euros) e o novilho para cozer (28%, o que se traduz num preço por quilograma de 13,25 euros).

Desde que a DECO Proteste iniciou esta análise, a 5 de janeiro de 2022, os maiores aumentos percentuais foram os da carne de novilho para cozer (128%), dos ovos (86%) e os bifes de peru (68%). Estes três alimentos custavam há quatro anos 5,82 euros o quilograma, 1,14 euros e 5,76 euros o quilograma, respetivamente.

Cabaz alimentar

O cabaz inclui carne, congelados, frutas e legumes, lacticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como peru, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre outros.

As simulações de preços também podem ser feitas aqui.

Siga-nos em sidebar-1