Oiça este artigo aqui:
A Danone anunciou que alcançou a certificação B Corp em todo o mundo. Mais de 200 entidades do grupo, em mais de 60 países, estão agora certificadas, representando cerca de 9% da força de trabalho global do movimento.
Este marco conclui um processo iniciado em 2015, durante o qual a Danone foi certificando progressivamente as suas subsidiárias, começando por Espanha e expandindo-se para mercados como França, Estados Unidos, Egito, Japão e África do Sul. A certificação da Danone SA, a empresa-mãe, finaliza agora o percurso global.
A avaliação exigiu uma análise independente do desempenho da empresa em áreas como governação, trabalhadores, comunidade e impacto ambiental. A B Corp tornou-se também uma ferramenta interna para alinhar práticas de sustentabilidade, reforçar o envolvimento dos colaboradores e aprofundar o impacto na cadeia de valor.
O estatuto de Société à Mission ajudou a cumprir os requisitos B Corp, enquanto a certificação acelerou iniciativas como garantir acesso universal dos colaboradores a cuidados de saúde; apoiar a transição dos agricultores para práticas de agricultura regenerativa; avançar nos objetivos climáticos definidos pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi); e reforçar de projetos comunitários e de gestão da água. Estas ações complementam iniciativas locais, como programas nutricionais na Malásia ou apoio a vendedores ambulantes na África Ocidental.
A Danone tem ainda apoiado e orientado parceiros nas suas próprias trajetórias de certificação, incluindo agricultores em Espanha e nos Estados Unidos, bem como empresas sociais ligadas à iniciativa Danone Communities, reforçando o seu compromisso em integrar saúde e sustentabilidade no centro do negócio, ao mesmo tempo que apoia a missão mais ampla do movimento B Corp.
O CEO da Danone, Antoine de Saint-Affrique, sublinha: “ser uma B Corp líder é prova do compromisso constante da Danone em unir desempenho e responsabilidade — algo que faz parte do nosso ADN. Este marco demonstra o nosso empenho renovado em colocar a sustentabilidade financeira e social no coração da empresa — construindo resiliência, estimulando a inovação e criando valor a longo prazo para todos os nossos stakeholders”.




