in

Cartões e dinheiro dominam pagamentos em Portugal, mas carteiras digitais e soluções móveis ganham peso

Foto Shutterstock

Pagar e receber digitalmente é agora uma realidade para uma fatia crescente da população, não obstante o cartão de débito continuar a ser a preferência dos portugueses para efetuar pagamentos presenciais(40,6%), seguido dos pagamentos em dinheiro (22,9%), e as transferências imediatas serem as preferidas para pagamentos online (36,7%), revela o “XII Relatório de Tendências de Meios de Pagamento” da Minsait Payments.

“Após um crescimento devido à pandemia, a adoção de meios de pagamentos digitais está a estabilizar em Portugal e na Europa. A utilização dos novos meios de pagamento já é generalizada e o comércio e as empresas têm de se adaptar rapidamente para dar resposta aos novos hábitos de compra, que vieram para ficar, especialmente entre as gerações mais jovens”, refere Enrique Alvarez, Head of Business Development da Minsait Payments na Europa.

Em Portugal, a percentagem de população adulta bancarizada é de 93% e, dada a aceitação em praticamente todos os estabelecimentos, o cartão bancário continua no topo da lista de métodos de pagamentos. Em 2022, 96% dos portugueses tinha cartão de débito, 53% tinha cartão de crédito e apenas 23% da população tinha cartões pré-pagos, o valor mais baixo dos países analisados da Europa, a seguir ao Reino Unido.

Entre os portugueses inquiridos, 30% tem dois ou mais cartões de crédito, 29% dois ou mais cartões de débito,e 18% dois ou mais cartões pré-pagos. A digitalização dos cartões está a impulsionar o aumento das carteiras digitais: 28% dos cartões é virtual, um valor que supera a média europeia (24%).

Apesar da preponderância do cartão, as carteiras digitais e as soluções de pagamento móvel estão a ganhar força, à medida que o pagamento contactless ou através de aplicações se torna mais generalizado no comércio físico. Uma das razões que pode explicar esta situação é o sucesso do MBWay.

 

Pagamento móvel

De acordo com o relatório, 37% dos portugueses já pagou através da leitura de código QR. O pagamento com dispositivos móveis em terminais de pagamento (30%), via aplicação (26%) e por SMS (18%) estão também entre os principais métodos digitais.

De acordo com o estudo, e apesar da diversificação de meios de pagamento existente, 46% dos portugueses encontrou dificuldades para utilizar os seus meios de pagamento preferidos, por não se encontrarem disponíveis no momento de efetuar o pagamento .

Estes resultados corroboram a visão de mais de metade dos executivos do sector entrevistados para o relatório, que acredita que o pagamento móvel vai ser a forma preferida dos consumidores para efetuarem os seus pagamentos diários daqui a cinco anos.

O estudo salienta igualmente a popularidade das transferências imediatas junto dos portugueses mais jovens, tanto para enviar ou receber dinheiro, como para pagamentos. Entre os inquiridos com menos de 35 anos, a percentagem dos que preferem pagar por transferência imediata é quase três vezes superior à dos maiores de 55 anos. No total, 55% dos portugueses inquiridos efetuou transferências imediatas na semana anterior ao inquérito.

 

Banca tradicional versus neobancos

A banca tradicional mantém-se como a entidade financeira principal em todos os países. De acordo com o relatório, 86% dos portugueses recorreria a um banco tradicional para solicitar um serviço financeiro, por oposição aos 4% que recorreria a um neobanco. Além disso, 91% considera os bancos como a entidade principal de serviços financeiros e de pagamento.

A proporção da população bancarizada com, pelo menos, um serviço financeiro contratado a mais do que um prestador de serviços de pagamento é de 96%. Porém, a percentagem de inquiridos com serviços em dois ou mais bancos desceu de 53% em 2020, para 41% em 2022. Em Portugal, o estudo refere ainda que, em 2022, 61,5% dos portugueses tinha apenas uma conta bancária e 38,5% tinha mais de uma conta.

Seis em cada 10 executivos entrevistados para o estudo acreditam que a oportunidade de crescimento dos pagamentos com cartão digitais será impulsionada pelos neobancos e pela banca digital, que procuram fornecer soluções para problemas específicos, com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador. Este crescimento será reforçado por plataformas e mercados de comércio eletrónico, com casos de utilização como a emissão instantânea e escalável de cartões virtuais para pagamento a partir de múltiplos fornecedores e comerciantes parceiros.

 

Buy Now Pay Later

Por outro lado, os cartões virtuais de utilização única Buy Now, Pay Later (BNPL), que permitem que as compras sejam adiadas ou pagas em prestações, também deverão crescer. Embora em Portugal esta modalidade ainda não tenha muita adesão, 48% dos especialistas acredita que as soluções BNPL serão suscetíveis de nova regulamentação num futuro próximo, motivada por um possível risco de sobreendividamento que já está a começar a ser observado noutros países. No entanto, 66% dos executivos inquiridos acredita que as fintechs e paytechs são os agentes mais bem posicionados para capturar a oportunidade de mercado BNPL.

Num contexto da multiplicidade de soluções financeiras e de pagamentos digitais, o estudo destaca a ascensão da fintechs. 40% dos portugueses inquiridos opera frequentemente com alguma delas e 19% fá-lo ocasionalmente, em contraste com a média europeia: 26% opera frequentemente e 22% utiliza-as de forma ocasional.

Quanto ao pagamento em prestações no comércio eletrónico, mais de metade dos portugueses inquiridos (53%), que diferiu um pagamento de comércio eletrónico, acabou por liquidá-lo no mesmo mês, sem juros. Uma tendência que não é seguida nos outros mercados analisados no relatório.

 

Relação com as criptomoedas

O fenómeno das criptomoedas, embora ainda uma minoria, já não pode ser considerado de nicho, porque em alguns países na América Latina a percentagem de pessoas que compraram criptomoedas já atinge um quarto da população bancarizada. Na Europa, a percentagem de pessoas que afirmam ter comprado criptomoedas é mais baixa, 11,6%, dos quais 25,9% já utilizou um criptocartão.

Em Portugal, 16,2% da população bancarizada já comprou criptomoedas e 5,6% dos portugueses entrevistados já as utilizou como forma de pagamento presencial, colocando Portugal como o país europeu deste estudo que mais utilizou esta modalidade de pagamento.

 

Pagamentos sustentáveis

O potencial impacto ambiental dos meios de pagamento pode ser um elemento que influencie uma maior digitalização, no intuito de um comportamento mais responsável e sustentável. Os pagamentos digitais são vistos como mais sustentáveis do que os efetuados com dinheiro ou cartões de plástico.

No entanto, quando se trata de adotar comportamentos que promovam a sustentabilidade ambiental, a medida que reúne maior consenso da população é a de utilização de cartões, embora feitos de um material sustentável e não de plástico. Neste caso, Portugal é o país mais predisposto a adotar esta medida: 80,6% dos portugueses preferia utilizar cartões de pagamento feitos com materiais mais sustentáveis e 65,7% estaria dispostos a efetuar apenas pagamentos digitais (sem plástico ou papel).

De acordo com o relatório da Minsait Payments, a próxima vaga de digitalização terá impacto em novos fluxos de pagamento, permitindo que o acesso a produtos e serviços financeiros seja alargado entre empresas, consumidores e a administração pública. O foco da inovação passará dos consumidores para as empresas, durante a próxima década. Os especialistas concordam que em todas as áreas onde se realizam transações de pagamento, especialmente em novos fluxos de pagamento em ambientes “business-to-business” ou estatais, há um caminho grande a percorrer e em ambas as direções: novas formas de pagamento e de receber.

Jerónimo Martins

Lucros da Jerónimo Martins sobem quase 60%

logotipo-mcdonalds-portugal

McDonald’s compra mais de 14 mil toneladas de produtos portugueses