in

Portugueses são os que sentem maior diminuição do poder de compra

Foto Shutterstock

Estagnação (49%) ou redução do poder de compra (38%) são os sentimentos dominantes entre os consumidores europeus.

Quase nove meses após o início da pandemia, o Observador Cetelem realizou um inquérito a nível europeu, com vista a medir o impacto na moral dos consumidores e nos hábitos de consumo, bem como observar como se estão a adaptar às crises sanitária, económica e social. Realizado em parceria com a Harris Interactive, este estudo foi realizado em nove países europeus e teve como alvo 7.400 consumidores, incluindo 800 em Portugal.

Entre as suas conclusões, destaque para o facto de 78% dos europeus estarem cada vez mais cuidadosos com as suas despesas e a fazer da poupança uma prioridade, em comparação com 22% que diz querer consumir, gastar e investir. 49% dos europeus pretendem aumentar as suas poupanças, nos próximos 12 meses, uma tendência que é maior em Portugal (mais 13 pontos, 62%).

 

Poder de compra estagnado para a maioria dos europeus

A forte diminuição dos gastos com atividades de lazer, no próximo ano, é o principal efeito da crise de saúde pública. Cerca de 38% dos europeus estimam que esta crise restringiu o seu poder de compra, enquanto apenas 13% considera que aumentou. O sentimento predominante é o de estagnação, com 49% dos consumidores a relatarem que o seu poder de compra se manteve inalterado.

A situação oposta verifica-se em Portugal, onde metade dos inquiridos afirma que o seu poder de compra diminuiu e apenas 7% estima que aumentou. Para 43%, manteve-se estável. Talvez por isso, a quase totalidade de inquiridos em território nacional diz que presta mais atenção às suas despesas e que tem uma tendência maior para poupar, valores bastante acima da média europeia, onde 78% da totalidade dos inquiridos segue esta tendência.

 

Europeus estão a gerir cuidadosamente os seus orçamentos

Nos próximos 12 meses, a propensão para poupar mais ultrapassará a propensão para aumentar a despesa. A atitude geral parece favorecer a prudência: 49% pretende aumentar as suas poupanças, enquanto 35% pretende aumentar gastos.

A intenção de poupar é uma tendência em crescimento em quase todo o lado, enquanto a intenção de consumir está no lado oposto do espectro, embora com disparidades significativas em função do país.

Estas diferenças já eram sentidas anteriormente, mas acentuaram-se com o efeito da crise. Para evitar potenciais dificuldades, os consumidores dos países mais atingidos mostram das maiores intenções de aumentar as suas poupanças: um aumento de quatro pontos no Reino Unido (61%) e Bélgica (43%) e cinco pontos em Itália (45%).

Neste contexto, a intenção de comprar produtos no próximo ano também diminuiu significativamente, na maioria das categorias, face ao período homólogo. Uma redução do consumo que os europeus assumem estar a realizar desde o início da crise sanitária e que se estende a gastos com roupas, viagens e férias (63%). Apenas os gastos com alimentação terão aumentado, para um terço dos europeus.

 

Consumo de proximidade ganha

Embora a crise da Covid-19 tenha mudado momentaneamente as tendências de compra e de consumo, de acordo com o estudo, não parece, nesta fase, capaz de gerar mudanças de comportamento duradouras, além das tendências já identificadas anteriormente. Uma destas tendências é o consumo local e de proximidade, apresentado pelos europeus, antes de mais nada, como uma ação a favor do meio ambiente (44%), mas também como um objetivo e um dever (20% cada).

Esta tendência, que já existia antes da crise, é vista pelos europeus como uma forma de ajudar a manter os empregos (88%), a criar novos empregos (84%), a garantir rastreabilidade de produtos (84%) e a promover produtos de qualidade (80%).

Ao nível europeu, Portugal é mesmo dos países onde esta percentagem é mais elevada, com 96%, 94%, 87% e 85%, respetivamente. Destaque também para a percentagem de inquiridos que consideram que esta é uma forma de garantir a independência económica do país (93%).

Por outro lado, a crise não aparenta ter encorajado muitos mais consumidores a comprarem produtos biológicos (47% em termos globais, 54% em Portugal) ou bens em segunda mão (39% na Europa e em território nacional).

 

Uso diário do digital é positivo

A crise sanitária tem contribuído igualmente para reforçar algumas práticas que levam a um menor contacto físico e incentivam as alternativas digitais. Neste domínio, em geral, os europeus acreditam que é bastante fácil adaptarem-se às compras online (72%) e ao trabalho remoto (65%). Por outro lado, o declínio no contato físico com familiares e amigos é muito difícil (53%).

Porém, os resultados do inquérito mostram que o apelo das lojas físicas continua elevado (63% na Europa), ao mesmo tempo que coabita com as tendências de compras online (60% na globalidade dos países e 67% em Portugal).

Os inquiridos nacionais parecem estar alinhados e a grande maioria defende que é fácil a adaptação às compras online (68%) e ao teletrabalho (69%) com menos contacto físico.

Já no que respeita à propensão, após a crise da Covid-19, de continuar a ter compras entregues diretamente em casa- esta é mais acentuada em Espanha e Portugal, 55% e 52%, respetivamente, contra 37% da média da Europa.

Vadia Pumpkin Imperial Oatmeal Stout

Cerveja Vadia lança edição colaborativa com MOM Brewers e From Mogwai to Gremlin

Singles Day

CTT e AliExpress renovam a parceria