in

88% dos portugueses espera aproveitar a Black Friday deste ano

Black Friday

Nove em cada 10 inquiridos refere que tenciona comprar na Black Friday deste ano, sendo que a previsão de compra será sobretudo omnicanal (loja online e física), tal como observado no ano passado. Seja para compras pessoais ou para antecipar as compras de Natal, os portugueses continuam a aproveitar a campanha de Black Friday e a prova disso é que planeiam gastar, em média, cerca de 359 euros, um valor ligeiramente superior ao do ano passado (mais 33 euros).

Os dados, que constam de um estudo realizado pela Netsonda em parceria com a Worten, mostram que 45% dos inquiridos prevê fazer as compras tanto online como nas lojas, o que traduz uma diminuição da compra em ominicanal face ao ano anterior (51%). Dos que irão comprar ou  eventualmente comprar, 28% pretende fazê-lo exclusivamente online e 21% exclusivamente offline. Isto mostra uma tendência de crescimento em ambos os canais face ao ano anterior, com 24% e 14%, respetivamente.

 

Gastos na Black Friday 2023

A tecnologia continua a ser a categoria que tem maior intenção de compra na Black Friday, seguida de moda/ acessórios, eletrodomésticos e livros, que sobem ao quarto lugar nas preferências de compra dos consumidores portugueses. Apesar de manter o segundo lugar, a categoria moda/acessórios perde terreno (40% em 2023 e 47% em 2022), assim como as categorias de perfumes/cosméticos (17% em 2023  e 27% em 2022) e jogos/brinquedos (14% em 2023 e 18% em 2022), que diminuem significativamente face a 2022.

Apesar do valor médio que os portugueses tencionam gastar (359 euros) estar em linha com o do ano passado, 42% dos inquiridos diz que vai gastar menos. São as mulheres e os mais velhos (45 a 54 anos) que mais esperam retrair os seus gastos nesta altura. Por outro lado, são os mais novos que esperam gastar mais.

Aproveitar as promoções para si próprio continua a destacar-se como a principal vantagem associada à campanha Black Friday, com 71%. Segue-se poder comprar com promoções (54%) e antecipar as compras de Natal (48%), sendo que nesta última verifica-se uma descida de quatro pontos percentuais face ao ano anterior.

Dois em cada cinco potenciais compradores na Black Friday deste ano costumam começar a acompanhar preços com antecedência, sobretudo quem já comprou anteriormente, enquanto um terço não faz qualquer tipo de preparação. De acordo com o estudo, a maior parte dos inquiridos (48%) faz esta preparação com um a dois meses de antecedência e 37% começa a fazer um mês antes.

 

Evento de compras relevante

Em 2023, a quase totalidade dos portugueses com 18 a 54 anos sabe o que é a Black Friday (98%), continuando a associar espontaneamente esta campanha a compras com descontos/preços baixos em várias lojas.

De acordo com o estudo, a Worten continua a destacar-se como a loja mais recordada em campanhas Black Friday, tanto em “top of mind” como no total espontâneo, continuando a crescer significativamente (mais quatro pontos percentuais face a 2022). Fnac e Rádio Popular completam o top 3.

A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para a Worten e é muito satisfatório perceber que estamos no ‘top of mind’ dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra. Este ano ‘é tudo à grande’ num mês inteiro de grandes descontos em milhares de produtos e entregas grátis para quem comprar online. De salientar que este ano, além do site e das lojas, temos também a app Worten, onde vamos, inclusive, ter grandes vantagens e passatempos”, afirma António Fuzeta da Ponte, Head of Brand and Communication da Worten.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Luxo

Mercado global de luxo deve atingir um valor recorde de 1,5 biliões de euros em 2023

Jungheinrich Shop

Jungheinrich Portugal lança nova loja online com foco nos equipamentos de movimentação de carga