in

77% dos consumidores chineses vai manter ou reduzir os gastos no Dia dos Solteiros

Dia dos Solteiros

Mais de três em cada quatro, ou 77% dos consumidores, planeiam gastar menos ou manter as despesas no Dia dos Solteiros este ano, segundo avança a nova edição do inquérito “China’s Singles Day 2023” da Bain & Company, baseado num inquérito anual a três mil consumidores em várias cidades chinesas.

Além das dificuldades macroeconómicas e da falta de confiança a continuar a dissuadir os compradores, devemos aqui acrescentar a concorrência que resulta de eventos idênticos, que foram surgindo progressivamente desde a primeira edição do Dia dos Solteiros, em 2009.

O principal motivo dos consumidores para gastarem no Dia dos Solteiros passa por encontrar uma boa relação qualidade/preço. 48% dos inquiridos afirma que vai procurar marcas mais baratas ou marcas próprias e 35% espera que haja melhores promoções este ano. Além disso, 18% aguarda ofertas no mercado a granel“, afirma James Yang, partner da Bain & Company em Hong Kong.

Os consumidores de mais baixos rendimentos, que vivem em cidades pequenas e com poucos recursos hesitam mais na hora de gastar durante este feriado, especialmente os Boomers e a Geração Z. Esta tendência mantém-se entre os consumidores da Geração Z, que vivem em cidades mais antigas e têm rendimentos mais altos, mas ainda não alcançaram o nível económico das gerações anteriores.

 

Transmissão ao vivo (livestreaming) redefine o como vender

Nos últimos anos, a China experimentou o surgimento de novas tecnologias. Para conseguirem as melhores ofertas, os consumidores chineses estão a recorrer ao comércio eletrónico em direto oferecido por plataformas de vídeos curtos, como a Douyin e a Kuaishou.

Da mesma forma, os comerciantes estão à procura de maneiras de aproveitar ao máximo o comércio eletrónico através do “livestreaming”. Embora esta tendência já esteja estabelecida na China, as empresas no resto do mundo acompanham de perto o seu progresso e resultados.

Porém, o gasto médio por cliente devido a estes vídeos curtos em direto é muito inferior ao das plataformas tradicionais de comércio eletrónico. Isso deve-se ao melhorável serviço ao cliente, à lentidão das entregas, ao design inadequado das aplicações e às políticas de devolução insatisfatórias.

Siga-nos no:

Google News logo

The Famous Grouse campanha

The Famous Grouse lança a nova campanha global Cheio de Personalidade

FlyingTiger-logo

Flying Tiger Copenhagen abre mais duas lojas em Portugal