in

6 perfis de consumidores online

Conhecer as preferências dos consumidores é o primeiro passo para os profissionais de marketing criarem uma estratégia de comércio eletrónico com transmissão em direto (livestreaming). O estudo sobre “shoppertainment” desenvolvido pelo AliExpress com a Forrester Consulting divide os consumidores europeus em diferentes perfis, a partir de uma análise dos seus comportamentos de entretenimento e de compra online, ajudando os vendedores a entender melhor estes segmentos e a capturá-los com conteúdo adaptado a cada um deles.

Com a tendência emergente do ‘shoppertainment’ no e-commerce europeu, as empresas poderão liderar a conversa se o conteúdo que apresentam aos consumidores for relevante, confiável e divertido“, afirma Xiaofeng Wang, analista sénior da Forrester.

 

Grandes compradores online

Estes consumidores (9% dos inquiridos) fazem compras online, pelo menos, uma vez por semana e não são utilizadores frequentes de plataformas de vídeo e redes sociais.

Embora comprem online com frequência, não são um perfil impulsivo e não é fácil alcançá-los por meio de influenciadores. Especificamente, apenas 13% diz que compraria algo de que não precisa se um influenciador o recomendasse.

 

Espectadores de vídeos curtos

Este perfil (15%) assiste a vídeos diariamente e 50% consome programas de TV e filmes. Além disso, estes consumidores compram online todas as semanas e não são utlizadores regulares das redes sociais.

 

Campeões sociais

Estes utilizadores (12%) veem os post de influenciadores, pelo menos, uma vez por dia. Cerca de 50% também assiste a vídeos curtos de entretenimento, diariamente, ou faz compras online semanalmente. Contudo, não assistem a filmes ou televisão com frequência.

Devido à alta participação em redes sociais, 24% afirma que, provavelmente, comprará algo de que não precisa se um influenciador o recomendar.

 

Moderados online

É o maior segmento (25%). Estes consumidores não participam ativamente em nenhuma atividade de compras ou de entretenimento online. Como a sua pegada digital é mínima, é menos provável a sua participação nestes tipos de eventos ou que recomendem a outras pessoas.

 

Sempre online

Consumidores (19%) que estão altamente envolvidos em todos os tipos de atividades online. Assistem a filmes e pequenos vídeos de entretenimento e veem os posts de influenciadores, diariamente. 60% também compra online, semanalmente.

Em comparação com outros consumidores, são os mais propensos a comprar algo recomendado por influenciadores (32%) e os que mais tempo passam em “livestreaming”, com um tempo mínimo de exibição de 23 minutos.

 

Binge-watchers

Por fim, estes utilizadores (20%) assistem a televisão, diariamente, e mais de um terço consulta as redes sociais de influenciadores, todos os dias.

As suas compras online ocorrem semanalmente e, em média, gostam de passar 15 minutos a assistir a “livestreaming”.

Publicidade

FNAC LIVROS

Fnac lança movimento “A Cultura é para Todos”

Vista Alegre

Vista Alegre conquista 17 prémios internacionais de design