in

5 tendências emergentes do consumo de cerveja

A consultora Foresight Factory identificou cinco tendências emergentes do consumo de cerveja, através da análise a mais de 98 milhões de publicações nas redes sociais no período de 12 meses. O aumento do turismo cervejeiro, a busca de novas maridagens ou o maior interesse por ingredientes como o lúpulo são algumas das tendências.

As cinco tendências emergentes do consumo de cerveja estão associadas às novas gerações de consumidores, que estão dispostos a levar a bebida além do seu ambiente convencional. Cresce, de forma significativa, o interesse pelas cervejas artesanais e por tudo o que está relacionado com o universo cervejeiro. Os apreciadores de cerveja querem viajar para conhecer novas variedades da bebida, saber como se produzem, desfrutar de novas maridagens com a gastronomia, aprender os seus segredos, interessando-se por ingredientes como o lúpulo, gozar do Sunday Funday, considerado uma ocasião especial para beber cervejas e explorar o universo dos copos e canecas, considerando que é necessário testar todo o tipo de vidro para melhorar a experiência de consumo.

Por exemplo, as publicações sobre maridagem da gastronomia com a cerveja cresceram 147% nos últimos dois anos. Contrariamente ao vinho, onde as regras parecem ser mais rígidas, a cerveja convida à experiência de qualquer comida, de modo a encontrar os melhores sabores. Mas existe uma série de alimentos que se podem associar à bebida, como a pizza, frango, hambúrgueres ou queijo, por exemplo. Há uma clara relação entre a informalidade gastronómica com a cerveja. No Twitter, os utilizadores mostram um especial interesse entre a associação da cerveja a comida ao ar livre, como os churrascos. A consultora aconselha as marcas a explorar os alimentos que melhor combinem com as suas cervejas e que o comuniquem aos consumidores, além da possibilidade de criarem parcerias com marcas alimentares.

Cerveja e viagens é também um tema com um grande volume de publicações, especialmente nem meses como julho, agosto ou dezembro. Para alguns consumidores, a cerveja é sinónimo da sensação de férias. Os mais entusiastas aproveitam as suas viagens para provar novas cervejas, descobrir novos sabores e combinações com a gastronomia local. Muitos falam das suas visitas a cervejeiras, mas o foco do turismo cervejeiro centra-se na relação e na experiência.

O conceito de Sunday Funday tem ganho popularidade no mundo da cerveja, aproveitando a popularidade do brunch. Os utilizadores partilham com maior frequência este hábito e o domingo converte-se num dia ideal para o consumo de cerveja. Converter dias normais em dias especiais para beber cerveja e partilhar essa experiência nas redes sociais é uma tendência que está também a aumentar.

O interesse pelo lúpulo cresce, assim como o número de conversações sobre este ingrediente nas redes sociais, o que sugere um maior interesse por sabores mais amargos e complexos. Neste caso, as cervejas artesanais tiveram um papel importante. Os consumidores estão a começar a usar termos técnicos do mundo da cerveja, o que indica que apreciam uma linguagem mais rigorosa nas comunicações de marketing que descrevem o sabor e a intensidade da cerveja.

Explorar o mundo dos copos e das canecas é também uma tendência crescente. Segundo a consultora, este interesse é utilizado para demonstrar a paixão e conhecimento sobre a bebida. Esta tendência indica uma experiência do consumo de cerveja que vai mais além do sabor e temperatura de serviço.

insolvências

Maioria dos casos de insolvência no retalho acaba na liquidação das empresas

Aumenta a disposição de pagar mais por produtos premium