Oiça este artigo aqui:
Alemanha, França, Bélgica, Itália e Países Baixos são responsáveis por 68% do comércio de produtos farmacêuticos na União Europeia. Esta é uma das principais conclusões de um relatório elaborado pela Logista Freight, filial de transporte de longo curso e carga completa da Logista, que analisa as relações comerciais do sector farmacêutico na UE-27.
De acordo com o estudo, este é um mercado altamente estratégico, movimentando cerca de 3,3 milhões de toneladas por ano, no valor de mais de 250 mil milhões de euros.
Principais fluxos e concentração geográfica
O relatório traça uma panorâmica dos principais fluxos comerciais entre Estados-membros. Em destaque estão as trocas entre Irlanda e Bélgica, Alemanha e Países Baixos e Países Baixos e Alemanha.
Estes dados confirmam a forte concentração regional da atividade, com 15 dos 20 principais pontos de origem e destino situados na Alemanha, Bélgica, Países Baixos e França. Esta concentração forma um importante cluster logístico e comercial, central na cadeia de abastecimento farmacêutica europeia. “Pretendemos fornecer uma visão global sobre o movimento do comércio farmacêutico na Europa, identificando os principais corredores logísticos e tendências futuras. O nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta útil para otimizar as estratégias dos operadores num mercado tão dinâmico e complexo como este”, afirma Álvaro González-Escalada, diretor geral da Logista Freight.
Transporte rodoviário domina a logística farmacêutica
O estudo destaca ainda o peso do segmento dos produtos farmacêuticos acabados (PPF), que representam quase dois terços dos movimentos logísticos da indústria. O transporte rodoviário é o modo predominante, sendo responsável por mais de 93% dos fluxos comerciais na UE-27.
O relatório apresenta também uma análise pormenorizada por país, detalhando produtos exportados e importados, principais parceiros comerciais e modos de transporte mais utilizados.