in

4 tendências para os retalhistas do sul da Europa

Foto Shutterstock

O regresso à normalidade, após a pandemia de Covid-19, é pautado pela tentativa de recuperação da crise da saúde e da economia, mas há outras ameaças à espreita. Tanto os retalhistas como os consumidores têm agora de enfrentar as pressões relacionadas com as perturbações da cadeia de abastecimento, com o aumento contínuo dos custos energéticos e com a incerteza geopolítica.

Após entrevistar mais de três mil consumidores em Portugal, Espanha e Grécia para explorar as oportunidades, prioridades, desafios e ameaças atuais em termos de e-commerce, a Checkout.com criou um “Manual para Retalhistas do Sul da Europa”, onde identifica quatro tendências que deverão definir o futuro do retalho nesta região, a curto prazo.

 

Tendências

Uma destas tendências é o aumento dos preços, que está a afetar os hábitos de compra. 37% dos consumidores do sul da Europa opta por fazer mais compras em lojas online, uma vez que consideram que, desta forma, podem encontrar opções de compra mais baratas.

Os compradores estão, também, à procura de experiências de compra personalizadas. 28% dos consumidores do sul da Europa espera ver conteúdos mais personalizados nas compras online ou a partir de uma app.

O panorama concorrencial nunca foi tão difícil como hoje e mais de 50% dos consumidores do sul da Europa considera que os envios e as devoluções gratuitas são fundamentais ao comprar online.

Os consumidores estão conscientes da segurança online e 76% diz que a autenticação de dois fatores faz sentir que os pagamentos são mais seguros e estão mais protegidos.

Terras do Sado Moscatel de Setúbal

Terras do Sado Moscatel de Setúbal vence Medalha de Ouro

Joao Castanheira Nestlé

João Castanheira é o novo diretor de vendas da Nestlé Portugal