Segundo um estudo da REDUNIQ Insights, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), os fins-de-semana (sábados e domingos) representam 35% da faturação realizada com cartões nos centros comerciais.
Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral (a partir das 18 horas) representou 33% da faturação das lojas dos centros comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
Em termos gerais, a faturação com cartão nas lojas nos centros comerciais, no primeiro trimestre de 2023, apresentou uma variação positiva de 16%, em relação ao mesmo período de 2022, e de 25%, quando comparada com os primeiros três meses de 2019.
Compras
No período em análise, a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos centros comerciais situou-se nos 34,3 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 67 euros.
Em termos sectoriais, no primeiro trimestre, 30% do total de faturação registada em centros comerciais é relativo à categoria de moda. Além disso, 29% foi gasto em supermercados, 14% em eletrodomésticos e tecnologia e 10% em restauração.