Primark
Foto Shutterstock
in

Primark lança a sua primeira coleção de produtos circular

A Primark está a lançar a sua primeira gama de produtos concebida e fabricada para ser reutilizada ou reciclada. A partir de meados de abril, os clientes poderão comprar a nova coleção de produtos circulares, concebida utilizando a nova Norma de Produto Circular da Primark, que se baseia em princípios estabelecidos pela Fundação Ellen MacArthur.

Esta coleção de 35 peças, que inclui roupa masculina, feminina e infantil, é composta por formas, desenhos e cores universalmente apreciadas, que se pode misturar e combinar facilmente com o restante guarda-roupa. Desde a composição das fibras até à maior durabilidade e reciclabilidade, cada peça foi concebida para apoiar a ambição da Primark em avançar para um futuro mais circular. Esta coleção é a primeira da Primark, mas haverá mais novidades para o final do ano.

PrimarkDesde calças de ganga de perna larga e calças de ganga relaxed fit ,até às camisas de ganga e t-shirts relaxed fit, é uma coleção de roupa primavera/verão pensada para misturar e combinar, sabendo que as peças podem ser recicladas novamente e transformadas em roupas e materiais novos quando chegam ao fim da sua vida útil.

O preço da coleção está dentro dos valores a que a Primark já nos habituou, com preços que variam entre cinco euros a 25 euros, o que faz parte do compromisso da Primark em tornar a moda mais sustentável acessível aos seus clientes.

 

Coleção

Todas as peças da coleção foram concebidas e fabricadas para serem reutilizadas ou recicladas com foco em três eixos fundamentais: materiais de origem mais sustentável, durabilidade e reciclabilidade.

PrimarkAssim, as roupas da coleção são feitas com, pelo menos, 95% algodão do Programa de Algodão Sustentável da Primark, que prepara os produtores de algodão para utilizarem menos água, fertilizantes químicos e pesticidas, obtendo, ainda assim, maiores proveitos. Os outros 5% é constituído por guarnições, adornos ou botões, que, sempre que possível, foram concebidos para serem removíveis ou recicláveis. E cada peça é concebida para ser reciclada no fim da sua vida útil. Isto significa que, sempre que possível, as peças e botões podem ser removidos para que os artigos possam ser mais facilmente reutilizados ou reciclados em novas fibras ou novos produtos. Os clientes podem deixar as suas peças de roupa usadas num dos pontos de recolha que estão atualmente disponíveis nas lojas da Primark em alguns mercados.

Nicholas Lambert, Circular Product Lead na Primark, comenta que: “esta coleção reúne anos de trabalho para criar um novo enquadramento, com a ambição de permitir que as nossas equipas de produto e fornecedores criem mais produtos circulares, que são concebidos tendo o seu fim em mente. Isto levou à criação da nossa primeira coleção circular de um guarda-roupa a preços acessíveis, que os clientes podem voltar a vestir, reparar e, por fim, reciclar. Embora esperemos que os nossos clientes gostem de usar cada peça da coleção, também queremos trazê-los connosco nesta viagem, à medida que procuramos mudar as mentalidades sobre o aspeto de um produto acessível e circular“.

 

Padrão Circular de Produto

A par da coleção, a Primark publicou o seu novo Padrão Circular de Produto, um enquadramento para a forma como pretende conceber produtos agora e no futuro. Será utilizado pelas equipas de produto da Primark e seus fornecedores, para apoiar a ambição da Primark para que roupas sejam usadas durante o maior tempo possível e, depois, recicladas no final da sua vida útil. Será atualizado anualmente, para refletir o progresso da Primark nesta área.

Desenvolvido em conjunto com o grupo de reflexão de circularidade Circle Economy e a empresa de formação sem fins lucrativos Sustainable Fashion Academy, o novo modelo é construído sobre a visão de uma economia circular para a moda pela Fundação Ellen MacArthur, líder mundial em economia circular, e em consulta pela organização não governamental de ação climática WRAP. Tanto a Circle Economy como a Sustainable Fashion Academy estabeleceram uma parceria com a Primark, para desenvolver um programa de formação, Circular by Design, que visa educar as equipas de produto da Primark e os principais fornecedores na teoria e prática de uma economia circular e a sua aplicação no trabalho diário.

O lançamento da coleção resulta de um piloto do modelo do Padrão de Produto Circular desenvolvido no ano passado, no qual a Primark formou um grupo inicial de designers, compradores e fornecedores em design circular. Esta formação será agora alargada a mais de 500 membros das equipas de produto da Primark, juntamente com outros fornecedores selecionados.

Savills

Escritórios e logística europeus são os segmentos que menos sentem os impactos energéticos

centros comerciais

35% das compras nas lojas dos centros comerciais é realizado ao fim-de-semana