O estudo “Consumer Pulse”, conduzido pela dunnhumby, aponta que 2025 será um ano particularmente desafiante para os discounters na Europa. Após um período de crescimento impulsionado pela inflação, estes retalhistas enfrentam agora um consumidor mais confiante, com maior poder de compra, mas com novas prioridades, como saúde, sustentabilidade e diferenciação de produtos.
Segundo Siro Descrovi, diretor de Estratégia de Clientes da dunnhumby, “os discounters terão de inovar para reter e fidelizar clientes sem que isso tenha impacto nos preços”. O desafio será ainda maior num cenário em que a inflação deixou de ser o principal motor das decisões de compra.
Tendências emergentes
A pesquisa identificou várias tendências que redefinem as escolhas dos consumidores, Em primeiro lugar, o interesse por produtos ecológicos e de impacto ambiental reduzido continua a crescer, assim como a preocupação com a saúde.
Paralelamente, os consumidores estão a valorizar as lojas especializadas, nomeadamente em saúde e beleza, congelados e alimentos ecológicos.
De igual modo, há um aumento na compra de itens que oferecem prazer ou indulgência, como chocolates, snacks e bebidas alcoólicas.
Marcas próprias como diferencial competitivo
As marcas próprias continuam a ser um denominador comum no mercado europeu e desempenham um papel central na fidelização do consumidor. “As marcas próprias são muito importantes na escolha dos produtos em todos os mercados que analisamos. Em 2025, esperamos que os programas de fidelidade e a oferta de oportunidades nesse segmento sejam cruciais”, destaca o responsável.
Os discounters terão de adotar abordagens inovadoras para se diferenciarem. Entre as recomendações da dunnhumby estão informar sobre como os produtos são mais sustentáveis e benéficos em relação às alternativas, utilizar inovações que combinem eficiência e objetivos relacionados com sustentabilidade e mudança climática e reforçar a integração entre lojas físicas e canais digitais para proporcionar uma experiência de compra fluida.
Perspectivas para o sector
Apesar dos desafios, a dunnhumby projeta que os discounters continuarão a desempenhar um papel relevante no retalho europeu, mas precisarão adaptar-se rapidamente às mudanças de comportamento e prioridades dos consumidores. O sucesso dependerá de estratégias que equilibrem inovação, preços competitivos e alinhamento com as novas exigências do mercado.