in

Volume de negócios da Nueva Pescanova aumentou em 21,4%

A Nueva Pescanova faturou 1.087 milhões de euros, durante o seu último ano fiscal, que terminou a 31 de março, o que representa um crescimento de 21,4% em relação ao ano anterior e de 4,4% em relação ao período pré-Covid de 2019.

Além disso, o Ebitda da empresa duplicou para 80 milhões de euros, em comparação com 39,5 milhões de euros no exercício anterior. A rentabilidade do grupo também melhorou substancialmente, com um rácio Ebitda/vendas de 7,4% contra 4,4%, graças principalmente a uma maior eficiência nas operações de aquacultura e pesca, controlo global dos custos e melhoria das margens comerciais. Como resultado, o lucro líquido foi de sete milhões de euros, uma melhoria de 31 milhões de euros em comparação com o ano anterior.

Por categorias, destaca-se o aumento das vendas de camarões Vannamei e cefalópodes. Analisando os canais, a Nueva Pescanova excedeu os níveis pré-pandémicos, tanto no retalho como no segmento grossista e “food service” organizado. Além disso, as vendas melhoraram em todos os seus destinos, com resultados particularmente notáveis em países como Portugal, França, Grécia e Estados Unidos da América.

 

Investimento

Em termos de investimentos, a empresa apostou na aquacultura 4.0 nas instalações de camarão Vannamei na Nicarágua e no Equador, onde já conseguiu instalar 100% da área com alimentação automática e sensorização (6.500 hectares), graças às alianças com empresas como a Microsoft, IBM, Repsol e Nokia, que se baseiam na incorporação de inteligência artificial.

Do mesmo modo, em novembro de 2021, foi inaugurado o Centro Biomarine Pescanova, o maior centro de I&D&I de aquacultura na Europa, onde se estuda a melhoria das espécies cultivadas nas áreas da nutrição, manipulação, saúde e genética, bem como o desenvolvimento de novas espécies aquícolas, tais como o polvo.

No total, o grupo desenvolveu um total de 57 inovações, a nível mundial em 2021, incluindo o lançamento de La Pasta del Mar, uma inovação pela qual recebeu vários prémios, tais como o Global Seafood Marketplace, o Prémio de Inovação Carrefour e o Produto do Ano, entre outros.

preços

Comércio a retalho da zona euro mais fraco do que o esperado com queda nas vendas de alimentos

Monte Pinheiros

Adega Cartuxa apresenta Monte Pinheiros