in

Vista Alegre e Atlantis fundem-se em marca única

A Vista Alegre e a Atlantis vão fundir-se numa marca única a partir deste mês.

Através de uma insígnia comum e de uma nova identidade visual, as peças de porcelana, cristal e vidro produzidas nas fábricas da Vista Alegre, em Ílhavo, e da Atlantis, em Alcobaça, passam a ser comercializadas com a marca Vista Alegre, tanto em Portugal como nos mercados externos. “O objetivo do processo de mudança da marca Atlantis para uma marca única – Vista Alegre – é o aumento da faturação do negócio do cristal e vidro a nível global, por efeito de uma maior notoriedade da marca Vista Alegre, que irá permitir explorar sinergias importantes nos processos comerciais, facilitando o “cross selling” e a entrada em novos canais e clientes”, diz a empresa em comunicado.

O “rebranding” da Vista Alegre, que agora se concretiza no mercado nacional, iniciou-se nos mercados externos. A aceleração da internacionalização da empresa evidenciou a necessidade de existir apenas uma marca, com um nome facilmente memorizável, transversal a todos os produtos, simplificando a sua comunicação e construção de identidade fora de Portugal. Em finais de 2012 realizaram-se os primeiros estudos para a sua aplicação nos mercados internacionais e, em 2014, iniciou-se a comercialização e comunicação dos produtos debaixo da marca Vista Alegre no exterior. Junho de 2016 marca a implementação da mudança da marca em Portugal. “A comercialização dos produtos de porcelana, cristal e vidro sob a marca Vista Alegre permite a criação de um posicionamento homogéneo, que condiz com o estatuto de excelência da manufatura, alcançando uma perceção de valor superior junto dos clientes a nível global”, acrescenta a Vista Alegre.

Este momento de unificação das marcas será implementado gradualmente até ao final do ano. As faces mais visíveis desta mudança serão espelhadas através da nova identidade da marca Vista Alegre e o seu novo logótipo, nas novas embalagens comuns a todos os produtos, na imagem das 37 lojas e 50 “corners” da Vista Alegre a nível internacional e ainda nos “backstamps” com que a Vista Alegre assina todas as suas peças.

Este é o 42.º logótipo da Vista Alegre em 192 anos de história e tem a assinatura de Ricardo Mealha, num tributo póstumo da Vista Alegre a um dos melhores designers gráficos portugueses.

A partir de junho, os produtos de cristal e de vidro vão passar, assim, a ser marcados com a nova marca Vista Alegre. Até 31 de dezembro, a empresa vai possibilitar a marcação das peças de vidro e cristal com a marca Atlantis, permitindo aos clientes completar os seus serviços de mesa ou bar. Até ao final do ano, as duas marcas vão coexistir, até escoamento dos stocks da marca Atlantis.

Publicidade

Magnum abre loja “pop-up” no Chiado

APED defende práticas comerciais que beneficiem a cadeia de valor e o consumidor