Redução Gasóleo Agrícola
in

Vinhos verdes destacam redução do preço do gasóleo agrícola como primeira medida de apoio ao sector

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) destacou, junto do Ministério da Agricultura, a redução do preço do gasóleo colorido e marcado agrícola como primeira medida de apoio efetivo ao sector, num momento em que os cerca de 15 mil viticultores da região são impactados pelos efeitos da guerra na Ucrânia, com os preços do combustível a registarem valores históricos.

A medida anunciada pelo Ministério da Agricultura prevê uma descida de 3,432 cêntimos por litro de gasóleo colorido e marcado agrícola, já a partir desta segunda-feira, 21 de março, representando um apoio global no valor de 2,7 milhões de euros. A portaria, que permite a redução de tributação em sede de ISP, tem efeitos até 30 de junho.

 

Reflexão sobre necessidades do futuro

Foi com satisfação que recebemos esta decisão do Ministério da Agricultura que, na região dos vinhos verdes, tem impacto direto em cerca de 15 mil viticultores que têm atravessado semanas marcadas por uma dificuldade crescente em acompanhar a subida dos preços do combustível. Destacamos esta medida como extremamente necessária e reconhecidamente positiva, mas entendemos que será a primeira de várias que o sector carece após dois anos de pandemia, várias semanas de seca e restrições impostas pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Os custos de produção estão a aumentar progressivamente para os agricultores e o sector deve refletir sobre as necessidades do futuro”, sublinha Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

mercado global de publicidade

Comércio, alimentação e farmacêuticas geraram mais de um terço do investimento publicitário em Portugal

The Foodies 2022

The Foodies regressam para premiar PME do sector agroalimentar